terça-feira, 1 de maio de 2018

PESQUISADOR DA MÚSICA ERUDITA NO RS, DÉCIO ANDRIOTTI MORRE AOS 85 ANOS

O filósofo e historiador Décio Andriotti, referência na pesquisa da história da música erudita no Rio Grande do Sul, morreu na manhã de domingo (29/04) em Milão, na Itália, aos 85 anos. Desde dezembro, Andriotti estava internado na cidade italiana em razão de um acidente vascular cerebral (AVC) e não resistiu a complicações em seu quadro.
Figura ativa em concertos e óperas da cena porto-alegrense, Andriotti costumava ir duas vezes por ano à Europa para assistir ao circuito erudito nas principais capitais. Estava em solo italiano justamente para acompanhar a temporada 2018 quando passou mal. No retorno de suas viagens, costumava distribuir um relatório com críticas sobre as apresentações,  voltado principalmente para amantes da música clássica e a jornalistas da cultura.

Formado em Letras e Filosofia e pós-graduado em História da Arte, Andriotti foi também professor escolar de matemática. Fez da paixão pela música erudita e pela cultura se transformarem em sua grande missão de vida, sem perder a conexão com a educação. Dedicou-se a uma longa pesquisa sobre a história da música erudita no Rio Grande do Sul, feita em arquivos e bibliotecas de cidades do interior do Estado – há textos seus em coletâneas gaúchas sobre a cultura e a música do sul.
Foi responsável por ministrar cursos sobre música em diferentes instituições da Capital, onde fez muitos amigos e criou uma rede de contato de apaixonados pela música erudita. Também foi professor do Liceu Musical Palestrina, que ficou em atividade durante mais de 60 anos, a partir de 1938, e formou diversas gerações de músicos no Estado. Até o ano passado, circulava como convidado de sessões de cinema comentadas ou de bate-papos sobre a cena da música clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário