sábado, 14 de abril de 2018

CINEMA PERDE MILOS FORMAN

Morreu na madrugada deste sábado (14), nos Estados Unidos, o cineasta Milos Forman, aos 86 anos. Nascido na República Tcheca, Forman dirigiu filmes vencedores do Oscar como "Um Estranho no Ninho" e "Amadeus".

O diretor sentiu-se mal em sua casa, nos Estados Unidos, onde morava, segundo sua mulher, Martina, informou a agência de notícias CTK. "Sua partida foi calma e cercada o tempo todo de sua família e seus amigos próximos", disse Martina. 

Forman nasceu na cidade de Caslav, em fevereiro de 1932. Ele se mudou para os Estados Unidos depois da Primavera de Praga em 1968 e se tornou cidadão americano dois anos depois. 

"Um estranho no ninho", que mostrou o cotidiano em uma instituição de psiquiatria, e "Amadeus", que retratou a vida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, ganharam 13 Oscars entre eles o de melhor diretor para Forman. 

Outros trabalhos de Forman incluem o musical "Hair" de 1979, "Na época do Ragtime" de 1981 e "O povo contra Larry Flint" de 1996. 

Antes de mudar para os Estados Unidos, Forman estudou na Academia de Filmes de Praga e foi líder da "Nova Onda Tcheca" no cinema na Checoslováquia, ao lado de diretores como Ivan Passer, Vera Chytilova e outros. 

Seus filmes, "Pedro, o negro" e "O baile dos bombeiros", de sátira ao regime comunista, foram banidos temporariamente do país. 

Forman cresceu como órfão depois que seus pais morreram em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário