quarta-feira, 7 de março de 2018

Palmares realiza programação em homenagem à Semana da Mulher

 
 
Uma programação diversificada marca a comemoração da Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em homenagem ao Mês da Mulher. As atividades ocorrem nesta quarta-feira (7), das 14h às 18h, na sede da instituição, em Brasília (Setor Comercial Sul, quadra 2, Edifício Toufic). Realizado na véspera do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o evento tem como enfoque promover a participação feminina mais ativa na sociedade. A realização é da FCP, com apoio do MinC e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
 
Durante a tarde, haverá debates com especialistas, abertura de exposição, sessão de autógrafo e lançamento da campanha Meu Lugar é Onde Eu Quiser. Às 14h, será exibido vídeo produzido para a campanha, com a participação do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.
 
A partir das 15h10, ocorrem duas rodas de diálogo, que vão dar oportunidade para troca de vivências que incentivem o empoderamento feminino. A primeira terá como tema Mulheres e Mídia. Participam Marília Marques, jornalista do site de notícias G1; Cristiane Sobral, atriz, escritora e professora; Rosa Luz, artista multimídia e criadora do canal Barraco da Rosa; e Edileuza Penha de Souza, documentarista.
 
Na sequência, a segunda roda de diálogo traz como tema A Mulher no Campo da Gestão Pública e Privada. Participam Adeni Santana, autônoma; Adriana Ribeiro, empresária; Kizzy Collares Antunes, procuradora da Advocacia Geral da União (AGU); Lucilene Santos, quilombola Kalunga e gestora do estado de Goiás; e Francesly de Oyá, ialorixá do terreiro KeweOyáSogy.
 
Após as rodas de diálogo, será realizada a abertura da exposição de fotos A Força das Mulheres na Cultura Afro-Brasileira. Às 17h30, Renata Nogueira lança o livro Irmandades Negras: Reconhecimento e Cidadania. A publicação traz a dissertação de mestrado no curso de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) que venceu o II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira, realizado pela Fundação Palmares.
 
Para o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, o evento de quarta-feira vem para refletir sobre o papel da mulher, especialmente as negras, nos diversos campos sociais, como o mercado de trabalho, a cultura, as artes, o acesso à justiça e às políticas públicas. "A mulher negra sofre duplamente com o preconceito. Queremos reverter esse quadro. Embora a mulher cada vez mais conquiste o papel de protagonista, muito ainda precisa se fazer para eliminar desigualdades de gênero e de raça, que persistem em pleno século 21 no nosso país", afirma Erivaldo Oliveira.
 
Programação
 
7 de março de 2018 – quarta–feira
 
14h às 15h – Abertura do evento com o lançamento da Campanha Meu Lugar é Onde Eu Quiser
 
15h10 às 16h10– Roda de diálogo com o tema Mulheres e Mídias
 
16h10 às 17h00 – Roda de diálogo sobre A Mulher no campo da Gestão pública e privada
 
17h30 – Lançamento do livro Irmandades Negras Reconhecimento e Cidadania, de Renata Nogueira.
 
Fundação Cultural Palmares
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário