terça-feira, 30 de janeiro de 2018

MinC habilita Ecad e sete entidades de gestão coletiva de direitos autorais musicais

Ministro Sérgio Sá Leitão entregou certificado de habilitação para arrecadar direitos autorais ao Ecad e a sete associações de gestão coletiva musical. Os cantores Danilo Caymmi e Zezé Motta estiveram entre os presentes à cerimônia (Fotos: Acácio Pinheiro e Ronaldo Caldas/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, entregou, nesta terça-feira (30), em Brasília, certificado de habilitação para arrecadar direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e a sete associações de gestão coletiva musical. 
 
A habilitação das entidades marca o compromisso do Ministério da Cultura (MinC) com o aperfeiçoamento e a transparência da gestão coletiva de direitos autorais no País. É o selo de garantia de que os músicos terão a justa remuneração pela reprodução de suas obras.
 
Além do Ecad, receberam a habilitação a Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), Associação de Músicos Arranjadores e Regentes (Amar), Associação de Intérpretes e Músicos (Assim), Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (Sbacem), Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais (Sicam), Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (Socinpro) e União Brasileira de Compositores (UBC). 
 
As associações integram a administração do Ecad e representam milhares de titulares de obras musicais – compositores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos, editores nacionais e estrangeiros. 
 
Receberam os certificados de habilitação a superintendente executiva do Ecad, Glória Braga; o diretor da Abramus, Roberto Correa de Mello; o presidente da Amar, Marcus Vinícius Andrade; o diretor-presidente da Assim, Marcel Godoy; o presidente da Sbacem, Fernando Alberto; a diretora geral da Sicam, Célia Favi; a diretora de Arrecadação da Socinpro, Zezé Motta; e o diretor da UBC, Antonio Cicero.
 
Em 2015, foi regulamentada a Lei n° 12.853/2013, que determinou ser da competência do MinC fiscalizar essas entidades. Aquelas que mandaram requerimento de certificado de habilitação ao Ministério tiveram prazo de dois anos para se ajustar a algumas exigências, entre as quais, limitar as taxas administrativas cobradas dos artistas a até 15% sobre os direitos autorais arrecadados. 
 
Agora, anualmente, as associações devem apresentar cerca de 30 documentos ao MinC para manterem a habilitação e poderem arrecadar dos usuários os direitos autorais devidos, fazendo a distribuição dos recursos entre os seus titulares. O objetivo é garantir o equilíbrio e a transparência em suas administrações e prestações de contas. 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário