segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

LONDRINA PERDE O MESTRE DA LITERATURA DONATO PARISOTTO


Faleceu ontem o professor, escritor e membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Londrina; Donato Parisotto.

Ele deixa um grande legado de incentivo à literatura e conhecimento da cultura além de ter sido professor por muitas décadas. Declamador e poeta, era um apreciador das formas e das rimas bem construídas.

Abaixo um pouco de Donato Parisotto numa matéria do site da UEL:


Donato Parisotto trabalhava como jornalista em São Paulo quando veio ao norte do Paraná fazer uma reportagem especial sobre o café, nos anos 1960. Resolveu visitar o Colégio Londrinense, referência de ensino na época. Recém-formado em letras, ele estava no hotel quando Zaqueu de Melo apareceu lá. Queria que Donato ficasse na cidade.

Parisotto começou a dar aulas de línguas no colégio de Zaqueu de Melo. Posteriormente, na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, que funcionava nas instalações do Colégio Hugo Simas.

No começo, a Universidade foi dividida em Centros de Estudos. O Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), o Centro de Ciências Biológicas (CCB), o Centro de Ciências Exatas (CCE), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA) e o Centro de Educação (CE).  Hoje, além dos seis iniciais a UEL tem mais três centros, o CEFE, de Educação Física, CCA, de Ciências Agrárias e o CTU, de Tecnologia e Urbanismo.
O CLCH foi o primeiro a ser transferido para o campus. O prédio, o mesmo de hoje, ainda estava inacabado. Donato Parisotto lembra a visita do cônsul português ao prédio. O prédio não acabara de ser construído e os alunos já estavam tendo aulas lá.

A estrada que ligava a cidade ao campus não era asfaltada. Parisotto gastou um carro novo nela, mas lembra com carinho deste começo, quando também foi diretor do Centro de Letras e Ciências Humanas, de 1971 a 1976 e de 1983 a 1984.

FONTE: http://www.uel.br/portaldoaposentado/entrevista/entrevista_3.php

Um comentário:

  1. Foi meu professor de redação e edição no curso técnico de Redator Auxiliar no Colégio Vicente Rijo - 1981/1982. Foi um grande professor, grande conhecedor da língua portuguesa e de uma bondade extrema. Não o esqueci seus ensinamentos até hoje. E me formei em Letras na UEL devendo a ele grande parte do que aprendi da língua portuguesa. O céu ganhou um grande mestre.

    ResponderExcluir