terça-feira, 9 de janeiro de 2018

INSTITUTO PRÓ LIVRO: AVALIAÇÃO DE 2017

2017 entrou para história do Instituto Pró-Livro como um ano de consolidação do Prêmio IPL – Retratos da Leitura e da Plataforma Pró-Livro. Neste ano a palavra que nos guiará será conexão. 

 Queremos promover a troca de experiências, ideias, estudos, e, também, de angústias e desafios
O Instituto Pró-Livro – IPL em seus dez anos de existência tem atuado orientado pela missão de transformar o Brasil em um país de leitores e, entre outras ações, criou a Plataforma Pró-Livro, com a missão de mapear e difundir ações de fomento à leitura e o Prêmio IPL- Retratos da Leitura, cujo objetivo é reconhecer e homenagear as iniciativas de estímulo à leitura que acontecem ao redor do país.
Na segunda edição do Prêmio, realizada no dia 04 de dezembro de 2017, contou com inscrições realizadas na Plataforma e homenageou 12 notáveis projetos premiados em quatro categorias: Organizações Sociais Civis, Cadeia Produtiva do Livro, Mídias e Bibliotecas. É gratificante ver esses agentes da leitura de diferentes cantos do país relatarem emocionados as suas trajetórias e experiências na descoberta e na promoção da leitura.

Os grandes resultados não pararam por aí. A Plataforma superou 50 mil pageviews e já temos 1.700 e-mails cadastrados para receber nossa Newsletter, que está na 20ª edição. Dentre as conquistas de 2017, também tivemos a honra de ter o desenhista e escritor Mauricio de Sousa como nosso patrono, abraçando também as campanhas de 2018 que serão lançadas no decorrer do ano

Uma das parcerias e iniciativas do IPL para oferecer aos usuários da Plataforma materiais mobilizadores de incentivo à leitura.

Estamos felizes em ver a Plataforma se consolidar como “espaço digital” que promove o encontro e o compartilhamento de experiências, ideias e informações para os interessados por esta causa comum: a promoção da leitura e o acesso ao livro para todos os brasileiros. O sucesso do Prêmio e da Plataforma é uma conquista de todos nós!  Depois de tantas alegrias e conquistas, seguimos animados e confiantes. Que 2018 nos devolva o sonho e a esperança de um país melhor e mais leitor. Nele, conexão será uma palavra muito forte para orientar nossas ações para o futuro. A  Plataforma é uma ferramenta digital, que conecta pessoas que acreditam no poder transformador da leitura. Por isso, usaremos cada vez mais esse espaço para promover ou facilitar essa conexão, além de mobilizar outros autores e promotores de projetos que ainda não estão na Plataforma.

Desejamos a todos os parceiros, mantenedores, colaboradores, agentes da leitura e amigos um feliz Ano Novo! 

Zoara Failla, coordenadora do Prêmio IPL – Retratos da Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário