domingo, 31 de dezembro de 2017

BLOG DESTACA A CANTORA DONA ONETE



Dona Onete, nome artístico de Ionete da Silveira Gama, (Cachoeira do Arari, 18 de junho de 1939) é uma cantora, compositora e poetisa brasileira.

Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, e depois em Igarapé-Miri, cidade onde casou, criou seus filhos e viveu a maior parte de sua vida. Ainda em Igarapé-Miri, Dona Onete foi Secretária de Cultura e Professora de História e Estudos Paraenses. Ela fundou e também organizou grupos de danças folclóricas e agremiações carnavalescas.


Dona Onete é considerada a "Diva do carimbó chamegado", ritmo esse que teria surgido das várias influências musicais com as quais a cantora teve contato durante o período em que viveu no município de Igarapé-Miri.

Em julho de 2017 Dona Onete foi capa da maior revista de world music no mundo, a Songlines, e fez sua quarta turnê na Europa passando por grandes festivais como Rudolstadt Festival na Alemanha, Zwarte Cross na Holanda, WorldWide Festival em Sète - França (do renomado DJ e produtor Gilles Peterson).
Nos meses de junho/julho foi a única artista brasileira a integrar o World Music Charts Europe Top 20 com a faixa “Banzeiro”.

Foi indicada no Prêmio da Música Brasileira 2017 como Melhor Cantora Regional. Seu clipe “No Meio do Pitiú” já atingiu a marca de mais de 4 milhões de views no Youtube.

Dona Onete é acompanhada nos palcos pela sua banda capitaneada pelo guitarrista e pesquisador musical Pio Lobato, com Vovô na bateria, JP Cavalcante na percussão amazônica, Breno Oliveira no contra baixo e Daniel Serrão no teclado e sax.

LINKS: https://www.donaonete.com.br/

https://www.youtube.com/watch?v=CkFpmCP-R04

https://globoplay.globo.com/v/5900412/  


Nenhum comentário:

Postar um comentário