domingo, 26 de novembro de 2017

LEGADO EM EXPOSIÇÃO E RECONHECIMENTO DA UNESCO EVIDENCIAM NILSE DA SILVEIRA

Do ateliê criado por Nise da Silveira (1905-1999) nos anos 1940, no Centro Psiquiátrico Pedro II, saíram quase 400 mil obras – todas parte do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, no Engenho de Dentro, no Rio, também fundado por ela e que segue vivo, ganhando novas obras dos frequentadores que ainda encontram ali um espaço de livre expressão, como ela quis.

Saíram obras e artistas. Mas esse não era o objetivo final daquele setor de Terapia Ocupacional. O que se buscava era o tratamento humanizado de pessoas em sofrimento psíquico.

Essa é a maior contribuição dessa psiquiatra alagoana que, aos 15 anos, entrou para a faculdade de Medicina, aos 21 se formou com outros 257 médicos – todos homens -, foi presa como comunista por Getúlio Vargas, voltou à ativa depois da anistia, revolucionou a psiquiatria da época, conheceu e se correspondeu com Jung e ajudou milhares de clientes – ela não gostava de chamá-los de pacientes – a organizar seu caos interior e a expressar seus sentimentos, angústias, dores e desejos.

Parte do seu legado e vida está na Ocupação Nise da Silveira, em cartaz até 28 de janeiro no Itaú Cultural.

Este mês, a Unesco declarou os arquivos pessoais de Nise, quase 50 mil itens que estão no museu e serviram de base para essa mostra, como Memória do Mundo. E esse arquivo em breve estará disponível para consulta na internet – o Itaú Cultural está patrocinando sua digitalização.

OCUPAÇÃO NISE DA SILVEIRA
Itaú Cultural. Av. Paulista, 149. 3ª a 6ª, das 9h às 20h. Sáb., dom. e feriado, das 11h às 20h. Abre hoje, 25, 11h/13h. Até 28/1. Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário