sexta-feira, 24 de novembro de 2017

IX CONFERENCIA DO MEIO AMBIENTE EM LONDRINA

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) realizam, neste sábado (25), a IX Conferência Municipal do Meio Ambiente. O tema do evento é “ODS/Londrina - A Caminho da Sustentabilidade”, com base no plano de ação proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A conferência irá ocorrer das 8 às 17 horas na Câmara Municipal de Londrina, que fica na Rua Governador Parigot de Souza, 145, Jardim Petrópolis.

Dentre seus objetivos, a conferência tem a finalidade de definir estratégias para a sustentabilidade do Município com participação popular, promover a integração social e a educação ambiental para enfrentamento dos desafios ambientais e conhecer os anseios da sociedade sobre a questão ambiental do Município.

Terão direito a voto as pessoas que demonstraram interesse e apresentaram a documentação exigida durante as pré-conferências, realizadas em outubro e novembro. A eleição será para novos conselheiros representantes da sociedade civil, dos seguintes segmentos: associações civis, comunitárias e de trabalhadores; Organizações Não Governamentais (ONGs) ambientalistas; setor produtivo; conselhos de classe e associações profissionais e institutos de pesquisa e ensino superior.

As inscrições para a conferência e o credenciamento dos delegados poderão ser feitas na abertura do evento, das 8 às 8h30. Às 9 horas, terá início a palestra sobre os ODS, conduzida pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), ligado à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Rosane Fontoura.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável buscam medidas ousadas e transformadoras, necessárias ao direcionamento da atividade humana no caminho sustentável e resiliente, ou seja, de forma menos prejudicial ao meio ambiente. Os ODS são divididos em 17 objetivos e 169 metas.

Em Londrina, serão trabalhados nove objetivos e 26 metas, dentro de cinco eixos, com base na realidade local e temática ambiental. Os objetivos e metas estimularão a ação para os próximos anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta e foram divididos em cinco eixos principais: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

No eixo Pessoas, o objetivo destacado para o Município é Fome Zero e Agricultura Sustentável; no eixo Planeta: Água Potável e Saneamento, Energias Renováveis e Acessíveis, Mudanças no Clima, Ecossistemas Terrestres; Prosperidade: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis; Paz: Sociedades Pacíficas e inclusivas; e no eixo Parcerias: Parcerias para implementação dos objetivos. Os objetivos e metas são integrados, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Após a palestra, os participantes deverão analisar as propostas elencadas pela comunidade nas pré-conferências municipais. À tarde, a programação contempla a deliberação das propostas selecionadas, eleição e apresentação dos novos conselheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário