sábado, 11 de novembro de 2017

HISTÓRICO DO GP DO BRASIL: INTERLAGOS


 

José Carlos Pace. Nome de um piloto talentoso dos anos 70, o qual foi vítima de um desastre aéreo. Desde 1985 o Autódromo Internacional de Interlagos, passou a ser chamado por este nome em homenagem ao piloto.

Embora o circuito tenha sediado algumas corridas amistosas e outras oficiais nos anos 70 de Formula 1, apenas em 1991 ele entrou definitivamente para o calendário da categoria. Até 1989, o GP Brasil acontecia em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Sendo assim, até 2013, houve 40 Grandes Prêmios no Brasil, sendo 30 em Interlagos e 10 em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

No fim dos anos 80, o interesse dos dirigentes da categoria por Jacarepaguá estava diminuindo. Para que o Brasil continuasse recebendo corridas de Fórmula 1, a última esperança era o abandonado autódromo de Interlagos, São Paulo. Mas para isso, era necessário realizar grandes mudanças.

As drásticas mudanças de Interlagos

Em seu traçado original, Interlagos tinha 7.873 metros, praticamente o dobro do que é hoje.
Após um longo tempo "esquecido", as atenções voltaram para este circuito. Embora ainda sediasse corridas nacionais, o circuito estava abandonado, mato alto e alguns até mesmo queriam a destruição dele, para a construção de casas populares.

O novo administrador do circuito, Chico Rosa, conseguiu apoio da prefeitura de São Paulo e sugeriu que, o circuito poderia apenas ser revitalizado, se a F-1 retornasse ao autódromo.

O chefão, Bernie Ecclestone, foi convidado para uma visita no local e não gostou nada do que viu. Naquele autódromo, não viabilizava os interesses comerciais e de segurança da categoria.

Mesmo contristado, Chico Rosa aceitou as mudanças exigidas, mudanças que extinguiu o velho traçado. Para apaziguar o clima, Ayrton Senna foi convidado para ajudar no desenvolvimento do desenho do novo traçado.

O antigo circuito era um dos mais seletivos que existiam e este contribuía muito na formação de muitos pilotos locais da época.

De acordo com o administrador, as curvas do traçado atual são muito parecidas, fazendo com que a qualidade do circuito caísse bastante.

Assim, as reformas e o projeto de modernização foram realizados e concluídos e no ano seguinte a F-1 estaria de volta em Interlagos e desde 1991, o evento acontece todos os anos sem interrupções.

Sem concorrência

A principal concorrente da Formula 1, por muito tempo tem sido a Formula Indy. No início dos anos 90, ela crescia muito, especialmente no Brasil. Por esta razão, Bernie Ecclestone, queria que o novo traçado do circuito tirasse qualquer possibilidade de atrair a Indy para Interlagos e, foi o que fizeram.

Para este fim, criaram o S do Senna, no fim da reta dos boxes. Esta modificação selou a entrada da curva 1 e definitivamente acabou com a área externa. Outras modificações no miolo do traçado, mutilaram definitivamente o velho e lendário traçado original de Interlagos.

Corridas memoráveis

Talvez a segunda corrida no novo traçado, foi a mais inesquecível de todas!

Após liderar o GP de ponta a ponta, o câmbio do carro de Ayrton Senna teve problemas. Apenas 3 marchas funcionavam. Faltando 7 voltas, apenas a 6ª marcha funcionava. Mansell havia abandonado e Patrese vinha com tudo para ultrapassá-lo.

A boa vantagem de Senna em relação à Patrese, aliado a sua perseverança resultou numa das vitórias mais heroicas registradas no automobilismo. O desgaste físico foi tanto que, no pódio, nem mesmo segurar o troféu, ele conseguia.

Em 1993 mesmo largando em 3º, Ayrton Senna superou os poderosos carros da Williams da época, e mesmo debaixo de tempestade venceu a corrida, com uma ultrapassagem emocionante sob Damon Hill. Depois da vitória a corrida foi marcada pela invasão de pista feita pela torcida em comemoração a vitória de Ayrton.

Em 1994, agora pilotando o carro da Williams, havia largado na pole position e conseguira abrir uma boa vantagem em relação a Schumacher, o 2º colocado, e aparentemente tinha a corrida nas mãos.

Mas seu carro foi perdendo rendimento e depois das paradas nos boxes para reabastecimento e troca de pneus, Schumacher o superou. Na tentativa de se recuperar, na parte final da corrida, Senna rodou na junção e depois abandonou a corrida. Michael Schumacher, portanto, foi o vencedor do GP.

Em 1996, Barrichello conseguiu algo que parecia impossível para seu carro da modesta Jordan, e foi a sensação da corrida, ao lutar pelas primeiras posições e por fazer belas ultrapassagens. A pista molhada o favoreceu, mas após um erro, no final da corrida, escapou da pista e abandonou estando na 4ª posição.

Em 1999 ele voltou a brilhar ao largar em 3º com sua Stewart. Após uma manobra extremamente ousada na reta oposta, Barrichello ultrapassou os carros da McLaren, e assumiu a liderança por algumas voltas. Mas o motor Ford de seu carro não aguentou por muito tempo e novamente ele abandonou a corrida.

Em 2003, Barrichello pela primeira vez tinha tudo para vencer, mas seu carro o deixou novamente na mão, após sofrer pane seca. Mais uma vez Barrichello abandonou a corrida.

Em 2006, Felipe Massa, agora piloto da Ferrari, finalmente conseguiu fazer o que Barrichello a vida toda tentou fazer a vida inteira: Vencer em Interlagos. Este GP foi marcado pelo último GP de Michael
Schumacher que decidiu se aposentar. Ele fez uma corrida memorável. Fez duas paradas a mais devido a problemas no carro, mas volta a volta se recuperou e terminou a corrida em 4º lugar.

A vitória de Massa, depois de 13 anos de um piloto da casa não vencer em Interlagos e a aposentadoria de Schumacher, abafou em muito, a importância do bicampeonato de Alonso ser conquistado neste GP.

Em 2007, Kimi Raikkonen conquistou seu primeiro título de campeão, ao vencer a corrida com a ajuda de Felipe Massa. Lewis Hamilton esteve muito próximo de estrear na Formula 1 sendo campeão, mas sua inexperiência fez com que se atrapalhasse e perdendo várias posições, abrindo a porta para o finlandês.

A corrida de 2008 também foi também uma das mais emocionantes de todos os tempos. Felipe Massa teria que vencer a corrida e Lewis Hamilton, deveria ficar com pelo menos o sexto lugar, para que o piloto da casa ficasse com o título de campeão. Massa fez sua parte, liderando a corrida de ponta a ponta. Houve partes da corrida que choveu, mesmo assim, ele manteve a liderança de modo "impecável". Lewis Hamilton era o sexto colocado, quando Felipe Massa recebeu a bandeirada final. Ele já estava comemorando o seu título de campeão, quando na última curva, apenas 30 segundos depois que Felipe recebeu a bandeirada final, Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock, assumiu o quinto lugar e ficou com o título mundial de pilotos.
Em 2009, Barrichello teve novamente sua chance de vencer, após uma heróica pole position debaixo de muita chuva. Contudo, durante a corrida, em pista seca, seu carro não teve rendimento e um pneu furado, tirou qualquer chance de Barrichello alcançar o pódio.

Em 2010, o GP foi marcado pela excelente pole de Hulkenberg e a vitória de Sebastian Vettel.
Em 2016, o grande destaque mesmo ficou com a emocionante homenagem que todos fizeram à Felipe Massa após abandonar a corrida devido uma escapada de pista em razão da chuva. A edição de 2016 do GP do Brasil deveria ter sido a última da carreira de Massa na F1. Foi a primeira vez que um piloto é homenageado daquela forma. Isso mostrou que Massa é ainda um piloto muito querido pela maioria!

Coisas que só acontecem em Interlagos

Em 1993, um cachorro invadiu o circuito durante o evento e Michael Schumacher, com dó do cão, o adotou.

Em 2001, as placas de propaganda de cigarro caíram no meio da corrida. Também, as câmeras de TV caíram nos boxes da Jaguar e além disso alguns membros da equipe foram assaltados nas ruas de São Paulo.

Em 2002, uma pipa caiu dentro da pista, enroscando no carro de Montoya. Ainda neste GP, Pelé foi convidado para dar a bandeirada final, mas na hora que os carros passam... ele estava "viajando" nem viu os carros passando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário