sexta-feira, 17 de novembro de 2017

FOLHA DE LONDRINA DESTACA ATIVIDADES DA MOSTRA PALMARES

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, tem sido lembrado há mais de duas décadas por um grupo de artistas plásticos londrinenses.


A celebração da data da morte do líder negro Zumbi integrou-se ao calendário cultural da cidade com a realização de uma exposição coletiva anual, originalmente chamada Mostra Zumbi dos Palmares e depois rebatizada para Mostra Afro Brasileira Palmares. Desde a sua primeira edição em 18 de novembro de 1986, a Mostra tem sido bem vista pela crítica especializada e também pelos artistas do ramo, como um dos eventos mais significativos da cultura negra no Brasil. A luta do movimento negro, a busca pela igualdade racial e a difusão da cultura afro-brasileira fazem parte desse contexto, abrindo espaços para que os artistas negros – em especial aqueles oriundos da periferia - possam ser inseridos no Movimento, tendo a sua arte como bandeira de luta e resistência.

A exposição da 32ª Mostra Afro-Brasileira já está aberta e vai acontecer em três locais e datas diferentes. Até 8 de dezembro, estará na Biblioteca Municipal de Londrina. De 10 a 22 de dezembro, é vez do Centro Cultural Anísio, na Zona Norte da cidade. E, de 23 de dezembro a 13 de janeiro, chega à Biblioteca Infantil Paulina Azevedo, na Zona Sul. São obras de 21 artistas de diversas cidades, como Mogi das Cruzes, São Paulo, Londrina e Ibiporã, além de trabalhos de alunos de arte comandados pelo artista plástico Edison Massuci.

Na sexta feira (17), às 10h, haverá uma homenagem a 22 personalidades representantes da cultura negra londrinense, na Biblioteca Municipal de Londrina. Foram nomes escolhidos pelo Imecab (Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira) e pela Câmara dos Deputados, que exercem algum trabalho relevante em prol da comunidade negra de Londrina. A lista de homenageados tem artistas, professores, pedreiros, líderes religiosos e outros. São pessoas como o sambista e compositor Joaquim Braga, a professora Maria Nilsa da Silva e o grafiteiro Carão, entre outros.

Já na segunda-feira (20), às 19h, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Angela Marie e Black Divas se apresentam em um show na Concha Acústica. A abertura do evento fica por conta de Max e Banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário