sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CARAVANA LITERÁRIA PERCORRE INTERIOR DO PARANÁ

BPPAo longo desta semana, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, a Caravana Literária segue com a visita de cinco escritores a 10 cidades do interior paranaense. No total, até 23 de setembro, 15 autores percorrem 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário.

A jornalista e letrista Etel Frota abre a programação da semana nesta segunda feira (28) com palestra em Terra Rica. Na terça-feira (29), ela fala para o público de Paranavaí sobre, entre outros assuntos, seu mais recente romance, O herói provisório. Também nesta terça, a cronista Adriana Sydor estará em Rio Negro e, na quarta-feira (30), em Piên.

O escritor e editor Thiago Tizzot faz palestra sobre seus livros de literatura fantástica nos municípios de Paula Freitas e União da Vitória na quinta-feira (31). Já o contista e romancista Nelson de Oliveira, autor de livros como Naquela época tínhamos um gato (1998) e O oitavo dia da semana (2005), visita as cidades de Terra Boa (quarta-feira, dia 30) e Cianorte (quinta-feira, dia 31). Ainda na quinta, Luiz Ruffato fala sobre sua extensa obra em Pato Branco. No dia seguinte, sexta-feira (1), ele estará em Vitorino.

Caravana
A Caravana Literária é uma inciativa da Biblioteca Pública do Paraná e faz parte da programação do Mês da Literatura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura que, entre 24 de agosto e 29 de setembro, promove atividades de incentivo à leitura com entrada gratuita.

Cada um dos 15 autores escolhidos visita duas bibliotecas. As instituições selecionadas para receber os escritores abrangem as mais variadas regiões do Estado — dos Campos Gerais ao Sudoeste paraense — e são referências entre as quase 500 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, coordenado e administrado pela BPP. Dessa forma, foram contemplados os seguintes municípios: Apucarana, Barracão, Cambé, Carambeí, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Guarapuava, Ivaiporã, Mamborê, Mandaguari, Morretes, Paranaguá, Paula Freitas, Pato Branco, Perobal, Pinhão, Pinhais, Piên, Ponta Grossa, Planaltina do Paraná, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Terra Boa, Terra Rica, Umuarama, União da Vitória, Toledo e Vitorino.

Mês da literatura
As atividades do Mês da Literatura seguem até 29 de setembro e, além da Carava Literária, incluem contação de histórias, oficinas e a exposição itinerante “Palavras do Paraná”. A programação teve início no dia 24 de agosto, em Maringá, com o show “Leminskanções” — a data de abertura faz referência ao dia de nascimento do poeta Paulo Leminski (1944–1989).

Serviço:
Caravana Literária

28 de agosto
Etel Frota — Terra Rica (PR), 15h
Praça Padre Eduardo Roque Bassil (Rua Marechal Deodoro, s/n, Centro)

29 de agosto
Etel Frota — Paranavaí (PR), 14h
Biblioteca Municipal Júlia Wanderley (Rua Guaporé, 2080, Centro)

Adriana Sydor — Rio Negro (PR), 15h
Biblioteca Pública Municipal Professor Venceslau Muniz (Rua Dr. Getúlio Vargas, 680, Centro)

30 de agosto
Adriana Sydor — Piên (PR) , 9h
Biblioteca Pública Municipal (Rua Fortaleza, 512, Centro)

Nelson de Oliveira — Terra Boa (PR), 15h
Centro Cultural Alécio Rampazzo Soccal (Rua Tancredo de Almeida Neves, 280, Centro)

31 de agosto
Thiago Tizzot — Paula Freitas (PR), 9h
Centro Comunitário Municipal de Paula Freitas (Av. Agostinho de Souza, 880, Centro)

Nelson de Oliveira — Cianorte (PR), 10h
Biblioteca Pública Municipal (Rua Ouro Verde, 79, Centro)

Thiago Tizzot — União da Vitória (PR), 13h30
Biblioteca Pública Municipal (Praça Visconde de Nacar, s/n, Centro)

Luiz Ruffato — Pato Branco (PR), 19h
Teatro Municipal Naura Rigon (Rua Jaciretã, 450)

1º de setembro
Luiz Ruffato, — Vitorino (PR), 10h
Biblioteca Pública Municipal Cidadã (Rua General Osório, s/n., Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário