quinta-feira, 1 de junho de 2017

JORNAL LITERÁRIO CÂNDIDO TRAZ JAMES JOYCE COMO DESTAQUE

Já está em circulação a edição 71 do Cândido, que destaca a maior efeméride literária do mundo: o Bloomsday, celebrado no dia 16 de junho. A data faz referência a Leopold Bloom, personagem que tem um dia de sua vida narrado em Ulysses, romance publicado pelo irlandês James Joyce em 1922.

O especial do mês traz visões idiossincráticas sobre o Bloomsday escritas por dois especialistas no assunto. A tradutora e professora da UFSC Dirce Waltrick do Amarante faz um relato apaixonado sobre Ulysses e seu autor — paixão que a levou a diversas partes do mundo em busca de cenas, personagens e lugares eternizados na literatura de Joyce. Já o escritor e professor da UFPR Caetano Galindo, tradutor da versão mais recente do livro no Brasil, emula o estilo joyceano em uma narrativa que mostra Bloom flanando pelas ruas de Curitiba.

Outros destaques do Cândido de junho: entrevista com Fabrício Carpinejar no projeto Um Escritor na Biblioteca, reportagem sobre o legado poético de Mario Quintana, "Perfil do Leitor" com Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), fotos de Gean Ferronato na seção Cliques em Curitiba e inéditos de Estevão Azevedo e Marco Aurélio Cremasco.

O Cândido é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná, em todas as escolas de ensino médio do estado e diversos pontos de cultura de Curitiba. Leia online aqui: www.candido.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário