sexta-feira, 16 de junho de 2017

FAGOTISTA NOEL DEVOS RECEBRÁ A MEDALHA VILLA LOBOS

O fagotista e professor Noel Devos foi escolhido pelos acadêmicos para receber a Medalha Villa-Lobos de 2017. Concedida a grandes personalidades da música brasileira, a Medalha Villa-Lobos contempla três categorias, compositor, intérprete e professor/musicólogo, sendo escolhida uma categoria por ano. Em 2017 foi a vez da categoria professor/musicólogo. Reconhecido como grande intérprete da música brasileira, Noel Devos foi escolhido por sua atividade pedagógica como professor de fagote e música de câmara. A Medalha Villa-Lobos será entregue a Noel Devos no dia 15 de julho durante o concerto comemorativo dos 72 anos da ABM no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

NOEL DEVOS
 
Nascido em Calais, estudou no Conservatório de Paris, onde obteve por unanimidade o primeiro prêmio. Em 1952, a convite de Eleazar de Carvalho, se transferiu para o Brasil, para ocupar o posto de primeiro fagote da Orquestra Sinfônica Brasileira. Muitos dividem a história do fagote no Brasil em antes e depois da chegada de Noel Devos ao país. Sua atuação como músico e professor deu ao instrumento uma relevância até então inédita na música brasileira. 
 
O repertório nacional para fagote solista e na música de câmara se desenvolveu e consolidou tendo Devos como protagonista. A ele dedicaram obras, dentre outros, compositores como Mignone, Siqueira, Bocchino, Macêdo, Kiefer e Bauer. Mas aqui destacamos especialmente sua atuação como professor. Foi docente da Escola de Música Villa-Lobos e da Escola de Música da UFRJ. 
 
Sua ação pedagógica espalhou-se por todo o país, através da participação nos mais importantes e variados cursos de férias e festivas de música, que se reflete nas diversas gerações de seus alunos que hoje ocupam postos como solistas das principais orquestras brasileiras e docentes em universidades e escolas de música. Destacamos, por fim a relação de Devos com Villa-Lobos, tendo não só estreado algumas de suas obras, como participado de várias edições do Festival Villa-Lobos, ministrado cursos de interpretação sobre a obra do compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário