sábado, 11 de março de 2017

ABM: CONHEÇA A BIBLIOTECA MERCEDES REIS PEQUENO

BIBLIOTECA MERCEDES REIS PEQUENO
ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA
 
Fundada em 14 de julho de 1945 por Heitor Villa-Lobos e considerada órgão técnico-consultivo do governo federal através do Decreto Federal 23.160 de 06 de junho de 1947, a Academia Brasileira de Música tem como objetivo principal o fomento e a valorização da música brasileira, seus compositores, intérpretes, pesquisadores e educadores. 
 
A Biblioteca foi inaugurada no dia 03 de julho de 2015 e recebeu o nome de Biblioteca Mercedes Reis Pequeno em homenagem à bibliotecária e acadêmica ocupante da cadeira nº 7, pioneira no Brasil na organização de bibliotecas da área de música.
 
A missão da Biblioteca, fundamentada nos objetivos da ABM, é apoiar e incentivar a pesquisa científica na área da musicologia no Brasil, facilitando o acesso aos recursos de informação e colaborando nos processos de criação do conhecimento.
 
O acervo, formado por cerca de 8 mil obras, tem como destaque a Coleção de documentos sobre a ABM, patronos, fundadores e acadêmicos e a Coleção Mercedes Reis Pequeno que arrola, além de livros e periódicos, um precioso acervo de documentos - correspondência com Charles Seeger, Luis Heitor Corrêa de Azevedo, Cleofe Person de Mattos, Basílio Itiberê, entre outros; fotografias, discos e recortes de jornais e programas de concerto.
 
Através da base Brasiliana, a mais nova biblioteca especializada em música do Brasil, organiza e disponibiliza para pesquisa mais de mil registros, permitindo ao usuário recuperar as informações bibliográficas registradas no acervo da Biblioteca. A pesquisa permite busca por autor, título, assunto, data, ISBN, ISSN e por tipo de material.
 
Para pesquisa no catálogo, utilize a opção “Pesquisa” no menu superior.
 
Para consulta local é necessário agendar pesquisa enviando solicitação para o e-mail: bibliotecaabm@abmusica.org.br
 
 
Boa pesquisa! 
Endereço: Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Informações: (21) 2221-0277 / (21) 2292-5845

Nenhum comentário:

Postar um comentário