domingo, 22 de janeiro de 2017

VILLA LOBOS NA NOVELA


Profundamente musical (com foco no ritmo e melodia), isto talvez explique o fato de o Brasil assistir todas as noites a música de Villa Lobos em forma de canção nas aberturas da novela A LEI DO AMOR e da minissérie DOIS IRMÃOS.

Na novela, uma peça instrumental recebeu letra do poeta Ferreira Gullar e a melodia principal migrou para canção, gravada por Ney Matogrosso no sublime CD O cair da tarde.

Por outro lado, a Melodia Sentimental (página erudita de Villa Lobos, baseada em nossas serestas e com letra de Dora Vasconcelos) imortalizada na voz de Eliseth Cardoso e por importantes cantoras do bel canto virou tema instrumental na abertura e em seqüências da minissérie adaptada da obra de Milton Hatoum.

É muito bom ouvir a música de Villa Lobos no horário nobre da TV brasileira. Ainda mais quando sua música vem fundida a uma obra de arte (Dois Irmãos) realizada com primor técnico (cenários, reconstituição de época e a imersão no Brasil Amazônico) e excelente interpretações de Cauã Reimond, Eliane Giardini, Juliana Paes, Antônio Calloni e Antônio Fagundes.

Com obras musicais presentes em filmes brasileiros e norte-americanos, em séries e novelas Villa Lobos nasceu em março de 1887, no Rio de Janeiro. Portanto em 2017, se comemora os 130 anos de um dos grandes nomes da história da música universal.

Para conhecer e ouvir Heitor Villa Lobos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário