domingo, 15 de janeiro de 2017

EM DISCURSO, OBAMA SE DESPEDE DA CASA BRANCA

"É bom estar em casa. (...) Esta noite é a minha vez de dizer obrigado".
Assim o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou seu último discurso no cargo.
O pronunciamento ocorreu na noite de terça-feira, em Chicago, cidade onde começou sua carreira política.
Obama falou diante de uma multidão de pessoas que o aguardou por horas.
No discurso, que durou mais de 50 minutos, o presidente americano mencionou as pendências de seu mandato e destacou várias realizações que conseguiu nos oito anos à frente da Casa Branca.
Obama também defendeu sua luta contra o racismo e a discriminação e seus esforços para promover um acordo global frente às mudanças climáticas.
Ressaltou, ainda, as medidas durante sua gestão que permitiram o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a ampliação da cobertura médica a 20 milhões de pessoas por meio da lei conhecida como Obamacare.
Além disso, o presidente americano resumiu em três pontos o que chamou de ameaças à democracia americana: desigualdade econômica, divisões raciais e a reclusão dos diferentes segmentos da sociedade em "bolhas, cercadas por pessoas que se parecem conosco e compartilham a mesma visão política e nunca desafiam nossas suposições".

As declarações foram em tom otimista quanto ao futuro, mas Obama não deixou de demonstrar preocupação diante dos problemas que persistem nos Estados Unidos.
No próximo dia 20 de janeiro, ele deixa a Presidência dos Estados Unidos, que exerceu por dois mandatos, desde 2009.
Na data, Obama entregará o cargo ao presidente eleito Donald Trump, que ganhou as eleições presidenciais em novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário