quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

FERREIRA GULLAR: O HOMEM DA PALAVRA

O HOMEM DA PALAVRA

Obrigado poeta
Viaja agora
Para caminhar entre as estrelas!

A obra e o pensamento de Ferreira Gullar ficam para a cultura brasileira como um legado de inteligência e inquietude.

Nos últimos anos, sua visão do Brasil político e cultural brilhava como colunista polemico e sem rodeios da Folha de São Paulo e outros grandes jornais.

Mas Gullar foi o agitador cultural que colaborou na fundação do Grupo Opinião e do Jornal O Pasquim, em plena ditadura militar. E por suas opiniões e oposição ao regime foi exilado e quando voltou ao país em 1977, foi preso.

Gullar foi o grande poeta que dividiu com Drummond e Cabral as atenções a partir da segunda metade do século XX. Como eles, o maranhense também foi cogitado para o Nobel de Literatura. A vida política, os dilemas sociais e a liberdade permeiam boa parte de sua obra poética. Poema Sujo em que mescla a infância com a denuncia das torturas na ditadura é seu trabalho mais emblemático.
Ferreira Gullar se destacou na TV brasileira a partir dos anos 80 com a criação e textos para o seriado Carga Pesada e a novela Araponga (esta com Lauro César Muniz e Dias Gomes). Freqüentou as paradas de sucesso com a versão para Borbulhas de amor (hit na voz do cantor Fagner) e atualmente sua poesia pode ser ouvida todas as noites na abertura da novela A lei do amor:  fez a letra para Trenzinho do caipira (Villa Lobos) na voz de Ney Matogrosso.

O poeta também traduziu para o teatro; se destacou como critico de arte; colunista e continuou escrevendo poesia e se tornando a grande referência brasileira. Incorporado ao cotidiano do Brasil, nos acostumamos a ouvir seu nome e ler sua poesia e seus textos.  Em 2014, se rendeu a Academia Brasileira de Letras e se tornou poeta imortal.

O homem da palavra parte aos 86 anos como iluminado e enorme farol para o futuro cultural do país.
E sua fonte será água límpida onde devemos sempre buscar motivo para a poesia e a arte do Brasil!

ALDO MORAES (Músico, escritor e jornalista)




Nenhum comentário:

Postar um comentário