quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CRÔNICA PARA 2017


Chegamos a mais um fim de ano e as energias se renovam para novas etapas, desafios e esperanças para 2017.

O ano que vai acabando foi histórico e único para o Brasil: impeachment;  a tragédia da Chapecoense;  a morte do ator nas águas do Rio São Francisco; eleições e o turbilhão que tem sido a operação lava jato. Muitos querem esquecer 2016, mas é um ano que fica como lição e a possibilidade de renovação para nosso país.

Vivemos os ciclos de superação e desafios desde que nascemos e o inicio de um novo calendário é importante para a retomada dos nossos sonhos. A passagem do tempo pode ser um importante aliado para aperfeiçoar nosso afeto, nossos talentos profissionais e, sobretudo a experiência da vida.

Lembramos também que assim como as fases da vida nos levam ao mistério do novo, o ano que vai surgindo pode refazer nosso olhar para transformar o cotidiano: a atenção para os detalhes e as belezas presentes ao redor; o contato com amigos e familiares; o perdão e o tempo dedicado ao nosso próprio lazer e em ajudar o próximo. Tudo isso fundamenta um forte alicerce para a paz e solidariedade humana.

É provado que ações como o voluntariado promovem benefícios não só para os assistidos, mas também para quem se doa. Em nossa região, conheço atitudes de pessoas e organizações civis que atuam nas áreas sociais, esportivas, culturais e humanitárias e que acalentam o coração sofrido de muitas pessoas. Gestos de bondade e doação aproximam raças, classes sociais, credos e pessoas de diferentes países. Vejam o caso de refugiados que dependem da ajuda alheia e que constituem hoje um dos grandes dramas mundiais.
 Cada vez que um voluntário dispõe de seu tempo e experiência para ajudar alguém, um exemplo de amor está sendo dado. Uma resposta positiva é compartilhada e imitada.  A corrente do bem ultrapassa fronteiras e supera distâncias.

Os exemplos de luta e de doação voluntária seguem como forças que podem nos inspirar para o novo ano que chega. O fim de um ciclo sempre nos remete a metas e avaliação do que foi projetado. Mas iniciar o ano abrindo os braços para o próximo e pontuando como objetivo prosseguir com atitudes de doação é realmente inspirador!

Por isso, não deixe que os dias percam-se na rotina! Inspire-se, siga em frente e descubra-se! Toda transformação começa em cada um de nós!

2017 pode ser o ano de um novo tempo e de aproveitar a vida em sua essência! Felicidade e sucesso a todos!

Aldo Moraes

*Este e outros textos do músico, escritor e jornalista Aldo Moraes escritos para sua coluna no Jornal Nossa Terra podem ser lidos em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário