quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

CONHEÇA OS CADERNOS NEGROS

A 39ª edição do Cadernos Negros, importante revista afro-brasileira, tem três textos do autor curitibano, Candiero.
Na última sexta-feira, dia 16, foi lançado no Itaú Cultural, em São Paulo, a 39ª edição dos Cadernos Negros. A publicação é organizada pelo maior coletivo de escritores do país, o QuilombHoje. Notável pela longevidade e continuidade, o Cadernos Negros é leitura obrigatória para os vestibulandos da UFBA. Esta edição 39ª edição conta com 36 escritores de vários estados do Brasil.
O escritor curitibano Candiero, abre a 39ª edição dos Cadernos Negros, a mais importante revista afro-brasileira desde a década de 70, com o texto Resistência Afroparanaense, sobre o sesquicentenário da maior revolta negra do Brasil colonial, ocorrida na Fazenda Capão Alto, em Castro-PR. Além de outros dois poemas curtos, Coffea Arábica e Adega Periférica.
cn39cn39candierocn39slide
O livro pode ser adquirido a 30 reais. Maiores informações pelo email cn39@quilombhoje.com.br
Adegmar Candiero é mais conhecido como Zelador Cultural Candiero, atual presidente do Centro Cultural Humaita, Conselheiro Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Conselheiro Nacional de Políticas Culturais – Setorial de Culturas Afrobrasileiras.
A sua missão à frente do Centro Cultural Humaita é a valorização e a visibilidade da presença negra e da herança cultural afrodescendente no Paraná. Este objetivo está prestes a ser concretizado, graças à permissão de uso do Viaduto Capanema, da prefeitura de Curitiba para o Centro Cultural Humaita construir o Centro de referência da Cultura Afro. Antes da construção do Viaduto, o local abrigava os ensaios da primeira escola de samba de Curitiba,a Colorado, importante reduto afrocuritibano das décadas de 40, 50 e 60.
Uma campanha de arrecadação de recursos para a instalação de portões e gradil no local está online na plataforma da Kickante: REVITALIZE! VIADUTO CULTURAL CAPANEMA.
50-reais
Entre na página da campanha e doe! A sua solidariedade vai te levar para dentro das Oralidades Afroparanaenses, revelar fragmentos inusitados da presença negra na história do Paraná e, além de conhecer mais sobre personalidades e curiosidades negras do Paraná, você estará dando um grande presente para a cidade de Curitiba!
Mil livros a 50 reais garantem os recursos necessários! Contribua!
https://www.kickante.com.br/campanhas/revitalize-viaduto-cultural-capanema-0

MAIS: https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/2016/12/19/cadernos-negros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário