sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ULISSES GUIMARÃES 100 ANOS

Com a presença de familiares e amigos de Ulysses Guimarães, a Câmara dos Deputados lembrou nesta quinta-feira (6) a trajetória do político, tido como símbolo da defesa da democracia e da liberdade. Em uma sessão de homenagem aos 100 anos do líder, que comandou a Casa durante a Constituinte de 1988, integrantes do governo do também peemedebista Michel Temer, como o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) destacaram frases históricas de Ulysses, como "o político tem que ter coragem".

Rodrigo Maia (DEM-RJ), hoje no comando da Casa que já foi presidida por Ulysses Guimarães, ressaltou que ele foi "um dos maiores estadistas que a política brasileira teve. Sempre defendeu a democracia e construiu a redemocratização do Brasil a partir de 1985", afirmou. 

O combate à ditadura militar pela política também foi destacado pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB, Moreira Franco, que lembrou que o líder conseguiu sintonizar sua atividade aos anseios da população. "Estamos homenageando o último político brasileiro que teve autoridade moral, que é a essência da atividade política, de dizer que estava falando em nome da nação", disse. 

Na sessão, além de discursos exaltando a trajetória do constituinte, foi lançado um selo comemorativo elaborado dos Correios, pelos 100 anos do político, e um documentário produzido pela TV Câmara e dividido em três episódios.

O advogado Ulysses Silveira Guimarães, carinhosamente conhecido por Dr. Ulysses nasceu em Rio Claro, no interior de São Paulo, no dia 06 de Outubro de 1916. Filho de Ataliba Silveira Guimarães, coletor federal e da professora Amélia Correia Fontes Guimarães, teve grande importância no cenário político brasileiro.

Os primeiros passos na vida pública foram dados no Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde exerceu  a vice-presidência da União Nacional de Estudantes (UNE). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais e foi professor de várias universidades.

Santista convicto, em 1942, chegou a ser  nomeado diretor-presidente do clube até que em 1944 foi eleito vice-presidente. Por anos defendeu os interesses da  agremiação junto a Câmara dos Deputados, em Brasília, ao lado de outros santistas como Mário Covas e Aloisio Mercadante.

No Congresso, a carreira de Ulysses Guimarães teve início em 1947 ao se tornar deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), em São Paulo. A partir deste momento foi eleito deputado federal pelo mesmo estado e por onze mandatos consecutivos, de 1951 a 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário