quinta-feira, 29 de setembro de 2016

LEGADO DE SHIMON PERES É REAFIRMADO POR LIDERES MUNDIAIS



   
Líderes mundiais prestaram homenagem ao ex-presidente israelense Shimon Peres, que faleceu na madrugada desta quarta-feira (28), de quem destacaram, acima de tudo, o compromisso pela paz. Atual líder do país de Perez, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chamou de "visionário" e "paladino" da segurança do país o ex-presidente e prêmio Nobel da Paz Shimon Peres. 

"Shimon dedicou sua vida ao renascimento de nosso povo. Era um visionário que olhava para o futuro. Era também um paladino da defesa de Israel, cujas capacidades reforçou de múltiplas maneiras", disse Netanyahu, em uma aparente referência ao envolvimento de Peres no desenvolvimento do programa nuclear israelense e das capacidades militares do país. Após receber a notícia, Netanyahu convocou o gabinete para uma reunião de luto.  

O presidente americano, Barack Obama, classificou Perez como "uma força moral inquebrantável". "Esta noite, Michelle e eu nos unimos a todos que, em Israel, nos Estados Unidos e em todo o mundo prestam homenagem à extraordinária vida do nosso querido amigo Shimon Peres, um pai fundador do Estado de Israel e um homem de Estado cujo compromisso com a segurança e a busca da paz era fundamentado em sua inquebrantável força moral e em seu otimismo sem falhas. Há poucas pessoas com as quais compartilhamos este mundo e que mudam o curso da história. Meu amigo Shimon era uma destas pessoas", disse.

O ex-presidente americano Bill Clinton, que supervisionou em 1993 a assinatura em Washington dos Acordos de Oslo entre israelenses e palestinos, elogiou um "gênio de grande coração, um fervoroso advogado da paz, da reconciliação e de um futuro no qual todos os filhos de Abraão construiriam um amanhã melhor. Nunca esquecerei como ficou feliz há 23 anos, quando assinou os Acordos de Oslo na Casa Branca, abrindo uma era de esperança nas relações entre israelenses e palestinos".

O ex-primeiro-ministro britânico e enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, disse que o ex-presidente de Israel era "um gigante político".

"Shimon Peres era um gigante da política, um homem de Estado que continuará sendo considerado um dos maiores de nossa época e de todas as épocas, alguém de quem eu gostava profundamente".

Para presidente francês, François Hollande, Perez era um "fervoroso defensor da paz". "Israel perde um de seus homens de Estado mais ilustres; a paz (perde) um de seus mais fervorosos defensores e a França, um amigo fiel".

O presidente alemão, Joachim Gauck, elogiou seus "princípios sólidos". "Peres marcou Israel como nenhum outro político". "Serviu seu país em várias funções com princípios sólidos quando se tratava da segurança de Israel e com uma forte vontade quando se tratava de fazer avançar o processo de paz com os palestinos. Sua vida a serviço da paz e da reconciliação pode ser um exemplo para os jovens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário