sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PARANÁ COMEÇA A REGISTRAR PATRIMÔNIO IMATERIAL

As manifestações que possuem relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade paranaense podem, a partir de agora, serem registradas como Patrimônio Cultural Imaterial. Nesta terça-feira (16), em solenidade no Palácio Iguaçu, o governador em exercício Ademar Traiano assinou o decreto que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem o Patrimônio Cultural Paranaense. “Esse é um importante momento. Uma medida inovadora, que preserva as tradições culturais do nosso Estado. Mais um gesto de reconhecimento do governo estadual à cultura paranaense”, afirmou Traiano.

Na solenidade, com a presença do secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, dirigentes culturais e representantes de entidades artísticas, também foram lançados dois editais da Secretaria da Cultura e anunciadas novidades da pasta para o segundo semestre deste ano.

Pelo decreto, são quatro grandes áreas de registro como patrimônio imaterial: Saberes (conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades), Celebrações (rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social), Formas de Expressão (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas) e Lugares (mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário