terça-feira, 30 de agosto de 2016

MUNDO DA MODA PERDE SONIA RYKIEL

Conhecida no mundo todo como ‘a rainha do tricô’, a carreira vitoriosa de Sonia Rykiel  começou em 1962, quando criou vestidos para grávidas e tricôs justos no corpo, vendidos da loja de seu marido.

Em 1968, abriu sua primeira butique em Paris, sua cidade natal, e o sucesso crescente deu-lhe, em 1985, o título de Chevallier de La Légion d’Honneur, por decreto do então presidente François Mitterand. Nesse mesmo ano, ganhou o Prêmio Especial do Júri, entregue na primeira noite do Oscar da Moda, evento realizado no teatro Opera, em Paris.

De 1973 a 1993, Sonia foi vice-presidente da Chambre Syndicale du Prêt-à-Porter des Couturiers et des Createurs de Mode. Em 1989, sua filha Natalie lançou mais uma marca, a Inscription Rykiel, seguida, um ano mais tarde, pela primeira coleção de roupas masculinas.

Em 1993, para comemorar os 25 anos da primeira loja, ela lançou seu primeiro perfume. Amiga do diretor de cinema Robert Altman, em 1994 Sonia Rykiel foi a inspiração para a criação da personagem vivida pela atriz Anouk Aimé, no filme Prêt-à-Porter, irônico e brilhante retrato do mundo da moda.

Faleceu em agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário