quinta-feira, 21 de abril de 2016

REBELDIA E GENIALIDADE FAZEM O PERFIL DE PRINCE

Autor de clássicos como Purple Rain, When Doves Cry, Nothing Compares to You e Kiss, Prince, ao lado de Madonna e Michael Jackson, dominou o pop nos anos 1980. Purple Rain, o álbum, passou mais de 12 semanas no topo da parada americana em 1984, ano em que Prince se tornou um superastro internacional.

Como Madonna, Prince brincava com as fronteiras da sexualidade. Tinha visual andrógino e suas músicas muitas vezes eram ambíguas ao tratar deste tema. Em alguns casos, eram explícitas: Prince não tinha problema nenhum em escrever letras sobre sexo oral e incesto. Como Michael Jackson, ele adotou diversas vertentes da música negra americana ao vocabulário do pop. Multi-instrumentista, além de cantor, era ele a quem a crítica mais aplicava a qualificação de "gênio" durante seu auge, pela versatilidade e o conhecimento enciclopédico que tinha de música. Nos anos 1980, cada novo álbum representava uma mudança inesperada de estilo.

Embora seus passos de dança não tenham se tornado tão icônicos quanto os de Michael Jackson, ele era um showman extraordinário, que também levou para o mainstream movimentos da dança de rua e dos bailes de funk.

Prince era um artista inquieto. No final dos anos 1990, abandonou seu nome artístico, trocando-o por um símbolo, o que forçou a indústria a se referir a ele como "o artista anteriormente conhecido como Prince". Na mesma época, ele se rebelou contra as grandes gravadoras e passou a lançar seus álbuns de maneira independente.

Explorou diversas maneiras de divulgar sua músicas, que produzia de maneira incessante, chegando, por exemplo, a distribuir seus álbuns de graça para quem comprasse ingressos de seus shows. Seu álbum mais recente, Hit n Run Phase Two, foi lançado no final de 2015 e trazia o cantor acompanhado de uma banda só de mulheres - cercar-se de cantoras e instrumentistas foi uma constante e ajudou a promover a carreira de muitas delas.

 E ele nunca negou a elas os créditos por aquilo que incorporavam a sua música. Em meados dos anos 1980, quando o cantor estava no topo, suas parceiras Wendy Melvoin e Lisa Coleman o ajudavam a produzir uma sequência quase ininterrupta de hits. "É verdade que eu gravo muito rápido. Mais rápido ainda porque as meninas me ajudam", disse ele sobre a parceria numa entrevista à MTV.

Recentemente, por direitos autorais, o cantor limitou a reprodução de sua obra na internet, em plataformas como YouTube e Spotify. Só é possível encontrar na internet clipes sem áudio ou interpretações de suas músicas feitas por outros artistas. Isso ajuda a explicar porque um dos cantores mais prolíficos do pop não tem hoje, nem de longe, a notoriedade de que ainda desfrutam Madonna e Michael Jackson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário