quarta-feira, 27 de abril de 2016

PERFIL DO ESCRITOR MARCIANO VASQUES

Falecido agora pouco, Marciano Vasques recebe tributo do blog Arte Brasil com o perfil abaixo em destaque:
 
Marciano Vasques é um educador, poeta e escritor brasileiro de literatura,escreve Literatura Infantil e Juvenil.
 
É autor de 28 livros, entre os quais: A Foca Sonhadora, A Cidade das Cantigas, Uma Dúzia e Meia de Bichinhos, Rufina, Uma Aventura Na Casa Azul, Espantalhos, Griselma, O Palácio dos Eucaliptos, A Menina que Esquecia de Levar a Fala para a Escola, Encontro com Tatiana Belinky, Duas Dezenas de Trava – Línguas. Algazarra das Letras, que entrou na lista para o ciclo 1, da Secretaria Estadual de Educação para 2013, e Letras Sapecas.  
 
Seus poemas e textos aparecem em livros didáticos e no suplemento infantil "Folhinha" da Folha de S. Paulo. 
Seus personagens são fadas que vivem num palácio,  bruxinha que viaja no tempo,  menina que salva uma escritora, meninas que visitam uma cidade diferente,  sapo moderno, espantalhos repletos de poesia e letras muito sapecas. 
 
Seu mais recente livro é Algazarra das Letras, lançado na FELIT, em São Bernado, em Agosto de 2012, e na Bienal do Livro 2012, no Anhembi, em 18 de Agosto.

Nascido em Santos, e residente  na região de Itaquera, o autor viaja para diversas cidades, realizando palestras para professores e estudantes de Letras ou de Pedagogia, além de visitar escolas, nas quais realiza encontros com crianças.
 
Formado em Filosofia, e em Pedagogia, tem Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil, pela Universidade Metodista.
Escreve crônicas e artigos que são reproduzidos em diversos jornais do Brasil. Na Internet, fundou e administra blogs de poesia e de literatura infantil. Seus personagens Rospo e Sapabela são amados por leitores das mais distantes regiões.

Também fundou e edita a revista PALAVRA FIANDEIRA, de literatura e artes, na qual, semanalmente, aos sábados, divulga entrevistas com personalidades do mundo literário e artístico nacional e internacional.

Além de se dedicar à Literatura, atua na Educação, transmitindo aos pequenos o amor pelas letras, através, principalmente do projeto SERAFIN DE POETAS, um blog especializado em divulgar poesias de crianças, que resultou no projeto de um livro, intitulado “Serafin de Poetas”, lançado em novembro de 2011.
Participou no primeiro semestre de 2012, do programa LITERATURA VIVA do SESI, realizando encontros com oficinas nas cidades  de São José do Rio Preto, Araçatuba e Birigui, nas unidades do SESI.
Ainda no primeiro semestre deste 2012, esteve na cidade de Ribeirão Preto, na semana da Feira Literária, visitando o conceituado colégio “Pequeno Príncipe”, onde realizou oficina literária de Poesia Infantil com as crianças, alunos do colégio.

Vasques tem poemas traduzidos para o espanhol, o inglês e o francês, publicados no exterior.
Poeta que sente fome dos astros e comeria as constelações, se Neruda permitisse: assim é Marciano Vasques
Livros:
Duas Dezenas de Trava -  Línguas
Nesta obra, o autor vale-se de uma brincadeira popular
para despertar no leitor o gosto pela leitura.
São 20 trava-línguas que levam à criança o prazer de participar de jogos divertidos com palavras, mostrando que são inúmeras as possibilidades  no domínio da linguagem.
Modalidade de parlenda atrativa que tem conquistado gerações, o trava-língua pode ser encarado  como o lado
cômico da poesia.
 Letras sapecas - cada letra no seu lugar!
A sola perdeu o a e virou sol. Que ganhou um da e um do e virou soldado. Que perdeu o sol e virou um dado. Que trocou o a pelo e e virou um dedo. "Você já imaginou a confusão que teríamos, se as letras se tornassem sapecas de verdade e começassem a saltar de um lugar para outro, a trocarem de sílabas, assim, sem mais nem menos, por pura diversão?" Brincando com as letras, Marciano Vasques exercita a criatividade e, de maneira lúdica e prazerosa, auxilia a alfabetização, além de apresentar a riqueza do léxico na Língua Portuguesa. Inaugurando a coleção Ponte do saber, Letras Sapecas é um texto complementar que diverte e ensina.   

 O Palácio dos Eucaliptos
Um menino entra numa lenda e nela encontra fadas que, com seus dons, zelam pela beleza, harmonia e equilíbrio do mundo. Onde estaria o Palácio dos Eucaliptos? Em que lugar ele poderia ser erguido? Talvez na imaginação da criança, certamente o lugar ideal para o Arco-Íris e suas companheiras vivam, regidas por uma rainha muito especial. Mas, algo não vai bem... as fadas estão perturbadas e entristecidas. O encantamento flutua nas páginas ilustradas deste livro."
Rufina
Rufina é uma menina alegre e esperta que adora ir à escola. Lá, o que mais gosta de fazer é ouvir contos de fadas e desenhar. Mas um dia, faz um desenho que provoca um grande problema na sala de aula... O livro nos faz pensar sobre ideias antigas presentes em nosso cotidiano cuja carga preconceituosa muitas vezes nos passa despercebida.

A Cidade das Cantigas
Segundo o autor Marciano Vasques, A Cidade das Cantigas é um convite para quem quiser acompanhar as aventuras das meninas Melissa e Celina e compartilhar o universo de uma cidade curiosa e encantada.
O livro A Cidade das Cantigas, ilustrado por Michelle Behar.
Griselma a Bruxinha Assustada
Uma bruxinha em busca de aventuras chega ao início do século XXI, porém, não estava preparada para as surpresas do novo tempo.Diante da estranha realidade que encontra, sente-se insegura, confusa, assustada e solitária.Griselma nos conquistará numa história original voltada para a infância e sua jornada será acompanhada com interesse pelos leitores de todas as idades. Em cada página uma nova emoção. Um livro para os que se preocupam com a nossa época.Abra-o para conhecer uma personagem divertida e fascinante.

Duas dezenas de meninos num poema
Este livro traz poemas que tratam de temas da vida infantil – brinquedos, brincadeiras, sentimentos, escola. Apresenta em vinte poemas toda a riqueza que há na visão, conhecimentos e experiência da criança.
ESPANTALHOS
Em "Espantalhos", da Editora Noovha América, o escritor Marciano Vasques faz uma coletânea de poesias enfocando as várias visões de espantalhos que encantam a infância, utilizando como suporte a arte das cores por meio das várias ilustrações.
Certamente, o pequeno encontrará neste livro o prazer da leitura. Uma obra infantil indispensável para os educadores com alma poética.
UMA DÚZIA E MEIA DE BICHINHOS
Borboleta, joaninha, centopeia, cigarra, formiga, abelha e muitos outros bichinhos desfilam pelas páginas desse singelo livro de poemas, que celebra as pequenas maravilhas da natureza.
Com a sensibilidade do olhar infantil, os versos retratam as belezas e as características de pequenos seres que vivem ao nosso redor, mas muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos.
Uma aventura na casa azul
Vera Márcia recebe um estranho bilhete convidando-a a comparecer numa determinada casa azul. Espantada, fica imaginando qual colega o enviou e por quê. Curiosa, resolve investigar para descobrir se é aquele colega de quem ela tanto gosta ou algum outro apenas para provocá-la. Entre indagações e desconfianças, ela vai até a casa azul. Quando entra no jardim percebe movimentações estranhas.... E aí não é mais possível sair correndo. 
ENCONTRO COM TATIANA BELINKY
Da coleção Grandes Nomes, em "Encontro com Tatiana Belinky", também da Editora Noovha América, o autor Marciano Vasques escreve a biografia desta escritora russa: sua infância, juventude e plenitude, como roteirista de teleteatro, tradutora e escritora. Tatiana traduziu e adaptou várias histórias para a televisão, como as do Sítio do Pica-Pau amarelo, de Monteiro Lobato.
As 40 páginas desta publicação reúnem magia, doçura e uma bela lição de vida. "Ler é meu pó de pirlimpimpim", diz Tatiana
A Menina Que Esquecia de Levar a Fala para Escola
Alegre e encantador, falando de uma menina tímida em seu mundo silencioso, este livro aborda com leveza e graciosidade uma questão importante: o que significa uma menina em um cantinho, sem utilizar a fala, que "é a melhor maneira de se expressar"? Valorizando os benefícios da comunicação oral e ressaltando a importância da fala, o livro promove um encontro entre a escola e uma menina tímida que precisa falar para se relacionar adequadamente com o mundo em que vive. Com um texto envolvente e um tema fascinante, enquanto diverte, a obra abre um leque de reflexões oportunas.
ALGAZARRA DAS LETRAS
As letras, as rimas e os sons das palavras brincam o tempo todo de enganar os sentidos de quem ouve ou lê. Por quê? Ora, se uma letra foge da feira, a sexta vira sexta-feia. E se as vogais resolvem trocar de lugar, então, que confusão: é maluco, é maloca, é meleca, é moqueca, nossa, que mico! 
AS DUAS BORBOLETAS
Texto: Marciano Vasques
Ilustrações: Walter Lara
ISBN: 978-85-7671-080-6
12 páginas – 17x17 cm
A borboleta Lila ficou amiga da borboleta bordô bordada na borda do pano de copa. Até que a poluição... 
Deixe sua imaginação voar nesta delicada história que trata da amizade e da preservação da natureza.

Mistérios para Nicole
Nessa obra o autor abre um leque de possibilidades de interpretações e de trabalho com um livro infantil, as diversas valorações do livro, a oralidade no universo da escola, a literatura infantil, os contos maravilhosos e a mitologia, além da poética no resgate do patrimônio cultural da infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário