terça-feira, 26 de abril de 2016

MINC DÁ POSSE AO COMITÊ TÉCNICO LGTB

Comitê pretende ampliar a avaliação e a proposição de ações culturais para o segmento LGBT (Foto: SCDC)
 
 
O Comitê Técnico de Cultura de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais será empossado nesta terça-feira, dia 26, às 19h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.  
 
Criado em outubro de 2015, o comitê pretende ampliar a avaliação e a proposição de ações culturais para o segmento, tendo como foco principal a promoção dos direitos humanos e combate ao preconceito e à homofobia.
 
"Os grupos LGBT são responsáveis por uma produção cultural urbana bastante peculiar, que infelizmente não possui a merecida visibilidade. Com o Comitê, queremos criar uma rede de proteção, afirmação e de exposição dessa cultura", afirma Ivana Bentes, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC (SCDC), que coordena o Comitê.
 
Entre as atribuições do Comitê, prevê-se ainda o monitoramento das ações do Ministério da Cultura que tenham como foco a População LGBT ou que tratem de questões relativas à diversidade sexual e também uma mais efetiva contribuição para a produção de conhecimento sobre essa cultura específica.
 
Para a secretária, assim como a intolerância religiosa, a intolerância em relação a gênero e a diversidade sexual é grave e ainda bastante frequente no país – reflexo, inclusive, da emergência de um comportamento conservador no Brasil. "Neste contexto, é absolutamente necessário que o MinC institucionalize esse campo, possibilitando a ele políticas públicas tal qual destinamos políticas afirmativas para outras minorias", disse. 
 
No total, foram escolhidos oito representantes da sociedade civil para a composição do comitê, entre conhecedores da arte e cultura LGBT, acadêmicos ou pesquisadores com estudos sobre o tema, protagonistas e movimentos sociais ligados à causa e ainda artistas ou agentes culturais da área LGBT. 
 
O mandato dos membros selecionados será de dois anos (2016-2017), sendo permitida a recondução por uma única vez. O Comitê terá ainda a participação de representantes de todas as secretarias e entidades vinculadas do ministério.
 
A posse do Comitê Técnico de Cultura LGBT se dará em meio à etapa nacional da 3ª Conferência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
 
Fonte: MINC
 http://www.cultura.gov.br/banner-3/-/asset_publisher/axCZZwQo8xW6/content/comite-tecnico-de-cultura-lgbt-toma-posse-nesta-terca-feira/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fbanner-3%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_axCZZwQo8xW6%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D4

Nenhum comentário:

Postar um comentário