domingo, 24 de abril de 2016

BLOG ARTE BRASIL ENTREVISTA CINTHIA CORTEGOSO




Escrever para o universo infantil resume desafios e encantos. Sair da rotina de adulto e deixar-se levar pela fantasia e curiosidade das crianças é uma das realizações literárias da nossa entrevistada.

Ela também escreve (e muito bem) para adultos e suas crônicas são convite a reflexão e ao destino do amor que habita o coração de todos.

Cinthia Cortegoso fala nesta entrevista ao blog Arte Brasil e tenho certeza da emoção que nossos leitores terão ao conhecer sua história, suas idéias e seu compromisso com palavras que constroem!


a)    Olá, Cínthia. É um prazer ter você conversando com o público do nosso blog. Você tem emocionado os leitores com histórias que têm as crianças como protagonistas.  Fale um pouco como foi sua infância.

R: É uma alegria e uma grande satisfação conversar com o público por meio de um blog que tanto apoia e incentiva a cultura. Quanto à literatura infantil, é um encanto poder entrar devagarzinho, sem muito alarde, neste mágico, sincero e gracioso universo; um adulto não deve ser maior que uma criança, principalmente, neste reino fabuloso. Minha infância foi realmente de criança. Brinquei muito e fui criança. Entretanto, desde muito cedo, criei um mundo de histórias, personagens e fantasias. Certas vezes, este universo era mais verdadeiro que minha realidade.



b)    Cínthia, como a literatura e a cultura surgiram em sua vida? E conte um momento inesquecível seu com a literatura.

R: A literatura e a cultura surgiram desde muito cedo. Com 10 anos ganhei meu primeiro concurso de redação e a partir daí só aumentou meu interesse pelas artes. Sempre existiram vários livros em casa, então, esse contato favoreceu bastante, mas também foi algo natural, sem nenhum esforço, cada vez mais me encantava por literatura, teatro, cultura. E por falar em teatro, fui aluna da primeira turma da Escola de Teatro de Londrina. Faz tempo! Em relação a um momento inesquecível com a literatura, foi quando tive o primeiro contato com os poemas de Pablo Neruda, eu deveria ter uns 16 anos, simplesmente me apaixonei pela sensibilidade daqueles versos.


c)    Como você avalia as novas plataformas de escrita e divulgação que surgiram com a internet (blogs, redes sociais, youtube, sites, etc...)?

R: Essas plataformas são sensacionais ramos de coesão para o acesso aos autores já conhecidos e consagrados e uma grande oportunidade de divulgação para os novos autores. São também meios de eternizarem a história, a literatura, a ciência, pois tudo o que é propagado/acessado continua mais vivo e com essa vitalidade conservada eleva-se o número de pessoas a conhecer e a passar adiante. Essas plataformas são maravilhosos recursos de divulgação para a escrita, literatura.




d)    Cínthia, acompanho seu trabalho e é uma honra ler suas crônicas e seus textos infantis. Fale sobre os livros que já tem escrito.

R: Até agora, foram 4 livros.
O primeiro, composto por 52 crônicas, é intitulado “Inteiramente sobre a vida”. São textos breves que podem ser lidos a qualquer hora, sem dispensar a reflexão, a sensibilidade, a capacidade e o reconhecimento dos detalhes decisivos do dia a dia. 

O segundo, uma história infantojuvenil, “Meu amigo é torontoniano”, que traz algumas descobertas da infância e adolescência, sentimentos que surgem sem ainda a experiência desses jovens corações que tão intensamente sentem... de verdade verdadeira. 

O terceiro, com 25 contos, intitulado “De um tempo à eternidade”, possui personagens que, com eles, muitos de nós nos identificaremos ou, então, poderemos aprender com suas atitudes, palavras e diversidade de acontecimentos.

O lançado recentemente, “As aventuras da corujinha Manu”, é composto por 5 histórias que trazem o fantástico universo infantil com suas lindas descobertas.

Em junho próximo, mês dos eternos enamorados, haverá a quinta publicação, um livro de poemas sobre o amor, e mais algumas publicações para este ano estão agendadas.




e)    Cínthia, divida com a gente os autores e livros que te agradam. E uma mensagem aos jovens autores.

R: Há muitos autores maravilhosos e muitos outros a serem descobertos. A literatura é um mundo de ideias, palavras, sentimentos, autores e leitores e a cada segundo se lê algo novo e se relê algo de que já gostamos. Alguns autores me agradam muito como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Alice Munro, Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Florbela Espanca e tantos outros; pode-se até criar um mural de um quarteirão para numerosos nomes respeitáveis na literatura, pois cada um agrada à sua maneira. Os autores citados, para mim, possuem características fundamentais na literatura, a delicadeza e o vivo sentimento com que utilizam as palavras para a formação dos textos. Valorizo demais a delicadeza com que se vive a vida.

Um livro do qual gosto muito para “crianças” é “A mulher que matou os peixes”, Clarice Lispector. Adoro os contos de Alice Munro, como os que estão nos livros “Vida querida” e “Fugitiva”; “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles também me encanta. São muitos livros.
A mensagem aos jovens autores é que leiam muito e se aprimorem na língua que desejam escrever, pois quando há este conhecimento ganha-se mais liberdade para a criação. E aos jovens autores, soltem a imaginação para lindos voos.



f)     Você atua também no ensino da língua. Conte um pouco como é este trabalho e que público você atende.

R: Sou professora de Língua Portuguesa e das respectivas línguas estrangeiras: Espanhol, Inglês e Italiano. O trabalho que desenvolvo refere-se ao ensino dessas línguas para acompanhamento, aprimoramento e preparação para vestibular e concurso. Atendo um público com faixa etária muito diversificada, mas com interesse pelo aprendizado. É um trabalho de grande entusiasmo, pois o conhecimento é tesouro eterno. Também atuo como revisora de livros para publicação.




Cínthia Cortegoso







Telefone da escola: (43) 3342-2961





Nenhum comentário:

Postar um comentário