segunda-feira, 21 de março de 2016

OBAMA EM CUBA



  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu sua visita a Cuba dizendo que a passagem pela ilha é uma "oportunidade histórica" e demonstrando disposição para forjar laços com o ex-adversário. "É maravilhoso estar aqui", afirmou Obama. O presidente americano desembarcou em Havana neste domingo para uma visita histórica que pretende selar a reaproximação que ele e o ditador cubano, Raúl Castro, acordaram em dezembro de 2014, depois de dezoito meses de negociações secretas.

    Empunhando um guarda-chuva em uma tarde chuvosa em Havana, o presidente dos EUA desceu do avião Air Force 1 e foi recebido por altos funcionários cubanos, mas não por Raúl Castro. O líder cubano frequentemente recepciona importantes figuras mundiais na chegada ao Aeroporto Internacional José Martí, mas não o fez desta vez. Em vez disso, Castro planeja cumprimentar Obama na segunda-feira no Palácio da Revolução.

    A primeira parada de Obama foi um hotel de Havana, onde cumprimentou funcionários da Embaixada dos EUA e suas famílias e salientou a natureza histórica de sua visita - a primeira de um presidente dos EUA no cargo desde 1928, quando Calvin Coolidge chegou à ilha em um navio de guerra. "Esta é uma visita histórica, e é uma oportunidade histórica de interagir com o povo cubano", disse Obama, junto da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e das filhas, Sasha e Malia.

    Dezenas de parlamentares e líderes empresariais dos EUA chegaram à ilha para acompanhar a visita de Obama. Uma das primeiras atividades do presidente americano foi um passeio por Havana Velha, o centro histórico da capital da ilha.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário