segunda-feira, 7 de março de 2016

INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL E IMECAB COLABORAM COM ARTE E CULTURA NA ABERTURA DA SEMANA DA MULHER, EM LONDRINA



semana.mulher.VP


semana.mulher.V3Foi aberta, oficialmente, na tarde desta segunda-feira(7), a 24ª Semana Municipal da Mulher. A solenidade foi realizada no saguão da Prefeitura de Londrina. O tema desta edição é “Igualdade de gênero: cidadania, direitos e oportunidades para as mulheres”. A programação completa pode ser acessada na página www.londrina.pr.gov.br/mulher.

 A ação é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

Intervenções culturais marcaram o evento, como a declamação de poesias que tratavam do sentimento da mulher, pelo poeta Aldo Moraes, acompanhado ao violão por Wagner Nogueira. Em conjunto, houve a exibição de um vídeo elaborado pelo Instituto Cultural Arte Brasil e a agência Sum Model Management, contando a história da moda nos séculos XX e XXI. Nas imagens, foi mostrada a evolução e transformação cultural da mulher ao longo das décadas, através da moda.

Em seguida, a cantora Angela Maria entoou canções de Pixinguinha e Villa Lobos.

Após as performances artísticas, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, representando o prefeito Alexandre Kireeff, enfatizou a importância do trabalho. “Comemorar e discutir o Dia Internacional da Mulher é muito importante. Vivemos um momento histórico, de busca pela igualdade e de derrubar as diferenças. Nós já lutamos muito, mas queremos lutar ainda mais, para promover o papel da mulher na sociedade”, afirmou.

semana.mulher.V2A juíza Zilda Romero, do Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Crimes contra Crianças e Adolescentes, acrescentou que o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para promover a reflexão, tanto sobre as conquistas e direitos adquiridos pelas mulheres, quanto ao que ainda precisa ser feito. “Vemos diariamente a grande demanda existente na Vara Maria da Penha. Denunciar atos de violência, seja física ou psicológica, exige coragem e conhecimento. Portanto, é papel de todas nós disseminarmos a informação, pois ainda há muitas mulheres que desconhecem seus direitos. É preciso fazer valer essas conquistas, como a Lei Maria da Penha”, frisou.

Ao final do evento, o Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) promoveu o 3º Abraço pela Paz e Não-Violência no Centro Cívico. Durante a 24ª Semana Municipal da Mulher, a exposição “Quantas cores você tem”, com desenhos da artista Camila Caju, ficará disponível no saguão da Prefeitura. Os trabalhos buscam retratar a diversidade de sentimentos da mulher, em seus complexos papéis na sociedade. A equipe da SMPM, junto com a Rede Feminista de Saúde, Regional Paraná, expõe também fotografias que retratam mulheres negras na história.

Entre os presentes, estiveram as vereadoras Elza Correia e Lenir de Assis, a promotora Susana Broglia Feitosa de Lacerda, a secretária municipal de Recursos Humanos, Kátia Marcos Gomes, o diretor de mercado e relações institucionais da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Baptista.
semana.mulher.V4

Programação -

Nesta terça-feira (8), das 9 às 13 horas, será realizado um ato público em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Será um momento de conscientização sobre a cidadania da mulher, em especial da londrinense. A ação acontece no calçadão de Londrina (em frente ao Banco do Brasil).

Segundo a diretora de Articulação de Políticas Públicas do Município, Nanci SkauKemmer de Moraes, as participantes vão receber informações e panfletos sobre violência doméstica e sobre os serviços existentes no município voltados à mulher, inclusive os que oferecem amparo às mulheres vítimas de violência doméstica. “O objetivo é dar visibilidade para a cidadania das londrinenses”, disse.

No mesmo dia, haverá uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal de Londrina, às 14h30. A promotora da 29ª Promotoria Especializada da Vara de Violência Doméstica e Crimes contra a Criança e Adolescente, Susana Broglia Feitosa de Lacerda, irá ministrar uma palestra sobre os crimes praticados contra a mulher. A ação é aberta ao público e também faz parte da agenda da Semana da Mulher. A realização é da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal de Londrina.

Ainda nesta terça (8) e quarta-feira (9), a Sala do Empreendedor realiza oficinas de crédito para mulheres empreendedoras, com início às 10 horas. As participantes serão orientadas sobre o fornecimento de crédito e como fazer bom uso dos recursos, visando a implementação, consolidação ou expansão dos negócios. Devido à alta procura pelas oficinas, o Município abriu mais três turmas, para os dias 10, 14 e 17 de março, também com início às 10 horas. As oficinas são gratuitas, e tem duração de uma hora.

Fonte: www.londrina.pr.gov.br

Fotos: Vivian Honorato

Vídeo da TV Tarobá sobre o evento: https://www.youtube.com/watch?v=3EHrxG2HJ6A

Nenhum comentário:

Postar um comentário