sábado, 20 de fevereiro de 2016

TEATRO GUAÍRA DIVULGA VENCEDOR DO EDITAL DE DRAMATURGIA


Teatro de Comédia do Paraná - TCPA comissão curadora do Edital de Dramaturgia do Centro Cultural Teatro Guaíra divulgou o autor do texto vencedor que será montado na reativação do Teatro de Comédia do Paraná. O vencedor é o autor, diretor e ator Edson Bueno, e o texto escolhido é ‘O Homem Desconfortável’. Bueno, de Curitiba, obteve 407 pontos nos quesitos analisados pelos curadores que receberam apenas textos numerados, sem identificação do autor.

Vinte e quatro projetos foram inscritos no Edital e analisados pela comissão composta por Valmir Santos (jornalista e crítico, São Paulo), Marino Júnior (presidente do Icac, Curitiba), Laura Chagas (professora da UEM, Maringá), Paulo Braz (curador do Filo, Londrina), Rogério Pereira (diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba) e por Alexandre Reinecke (diretor de teatro, São Paulo).

O próximo passo do Edital será a inscrição para formação da equipe de criação de cenários e figurinos. Em março acontecerá o workshop para os inscritos com o diretor convidado para esta montagem do TCP, Alexandre Reinecke. ‘O Homem Desconfortável’ será apresentado em julho, no Guairinha e, posteriormente, seguirá em turnê por cidades do Paraná.

Livro
Por iniciativa do secretário da Cultura, João Luiz Fiani, e do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, os cinco primeiros textos selecionados pela comissão curadora serão publicados em forma de livro.

Além de ‘O Homem Desconfortável’ farão parte da coletânea ‘Janaína, não seja boba’, de Roberto Innocente (2º lugar, Almirante Tamandaré), ‘Dinâmica de grupo ou o rato, a vaca, o porco e a galinha’, de Luan Maciel Velho (3º lugar, Curitiba), ‘Pensamentos a serem evitados no leito de morte de uma criança’, de Lucas Frederico Komechen (4º lugar, Curitiba), e ‘Guerra de saias’, de Domingos Pellegrini Júnior (5º lugar, Londrina).

A montagem do texto selecionado terá direção de Alexandre Reinecke, responsável também pela definição de cenários e figurinos. As inscrições para formação destas equipes acontecerão ainda em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário