sábado, 20 de fevereiro de 2016

ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA LANÇA LIVRO DE JOÃO CARLOS TEIXEIRA GOMES


 
 
O jornalista e escritor João Carlos Teixeira Gomes, ocupante da cadeira número 15 de Academia de Letras da Bahia, lançará no dia nove de março de 2016, na livraria Cultura do Salvador Shopping, a partir das 16h30m, o seu novo livro, “A Brava Travessia, memórias, viagens e artigos do Pena de Aço”. Na mesma data, estará celebrando os seus oitenta anos de existência. O livro tem prefácio de Sebastião Nery e análise do escritor Edmílson Caminha, da Academia Brasiliense de Letras.

     Como o título indica, “A Brava Travessia” se divide em três partes, pela junção das quais o autor cobre uma substancial parcela da sua trajetória profissional, retomando fatos apenas esboçados em seu livro anterior, de 2001, “Memórias das Trevas”.

      Jornalista profissional desde 1958, quando participou do lançamento do matutino “Jornal da Bahia”, em Salvador, João Carlos Teixeira Gomes é um dos integrantes da “Geração Mapa”, criada no Colégio Central em 1954 e integrada por nomes como os de Glauber Rocha, João Ubaldo Ribeiro, Fernando da Rocha Peres, Fernando Rocha, Ângelo Roberto, Carlos Anísio Melhor, Jaime Cardoso, Silva Dultra, Sônia Coutinho, Lina Gadelha e Paulo Gil Soares. O grupo dedicou-se a várias atividades literárias e artísticas na Bahia, despontando Glauber Rocha como o criador do Cinema Nova e importante diretor do cinema internacional, com filmes como “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, “A Idade da Terra” e “Terra em Transe”.

      João Carlos Teixeira Gomes, que ganhou no Rio o apelido de “Pena de Aço” pela sua luta jornalística pela ética na política e pela liberdade de imprensa, é autor de obras como romance, contos, poesias, artigos, biografias, ensaios e relatos de viagens. Entre seus livros mais conhecidos estão “Glauber Rocha, esse vulcão”, “A Tempestade Engarrafada”, “O Telefone dos Mortos”, “O Labirinto de Orfeu”, “Gregório de Matos, o Boca de Brasa”, “Memórias das Trevas” e “Assassinos da Liberdade”. Despertaram grande interesse público suas narrativas de viagens através do Expresso Transiberiano, no maior percurso ferroviário do mundo, unindo a Europa à Ásia, pelo qual viajou da China até a Rússia, através da Mongólia e toda a Sibéria. Tendo tida uma vida acidentada como jornalista, que desenvolveu quase toda a sua atividade durante regime ditatorial, Teixeira Gomes conta em seu livro como enfrentou e venceu perseguições, vinganças, retaliações políticas e tribunais militares, mas fala também do seu amor pela música, pela pintura e pelas artes em geral, além da fatos pessoais da sua vida como professor universitário e episódios marcante vividos dentro de uma redação de jornal. O livro é enriquecido pela publicação de fotos abundantes e possui cerca de 470 páginas, sendo editado pela Caramurê Publicações, de Fernando Oberlandaer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário