sábado, 12 de dezembro de 2015

TEATRO PERDE ATRIZ NYDIA LICIA

Nydia Licia, pioneira no teatro brasileiro - Foto: Reprodução


Uma das principais atrizes do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), conhecido por profissionalizar o teatro nacional, Nydia Licia morreu aos 89 anos na madrugada deste sábado (12) no Hospital São Luiz, Morumbi, zona sul de São Paulo.

Nydia, que também era diretora e produtora, nasceu em 1926 em Trieste, Itália, mas chegou ao Brasil em 1939, aos 13 anos. Depois de fazer sucesso no TBC foi para o Teatro Bela Vista, hoje Sérgio Cardoso, onde também fez sucesso.

Destaque para as montagens “Entre Quatro Paredes”, de Sartre, em 1950, “Hedda Gabler”, de Ibsen, de 1964, “À Margem da Vida”, de Tennessee Williams, em 1948, e “Chá e Simpatia”, de Robert Anderson, em 1957.

Nydia também fez novelas nas extintas TV Paulista e Rede Tupi e na Bandeirantes com papéis em “Éramos Seis” (1977) e “O Ninho da Serpente” (1982). Ela se casou com um dos maiores nomes do teatro, o ator Sérgio Cardoso, com quem montou a Companhia de Teatro Nydia Licia-Sérgio Cardoso.

Escreveu a autobiografia “Ninguém se Livra dos Seus Fantasmas” (Perspectiva), além dos livros “Leonardo Villar: Garra e Paixão”, “Sérgio Cardoso: Imagens de Sua Arte” , “Rubens de Falco – Um Internacional Ator Brasileiro”, “Raul Cortez – sem medo de se expor” e “Eu vivi o TBC”, todos para a série de livros Aplauso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário