domingo, 20 de dezembro de 2015

PERFIL: MAESTRO KART MASUR USOU PRESTÍGIO PARA EVITAR TENSÕES NA ALEMANHA DE 1989

Nascido em 1927, em Brieg, cidade que hoje pertence à Polônia, Kurt Masur não vinha de uma família com tradição artística (seu pai era engenheiro), mas cedo se apaixonou pela música. Aprendeu piano, violoncelo e percussão, e estava decidido a seguir carreira em uma orquestra. Estudou na Escola Nacional de Música de Breslau. aos 16 anos, porém, teve uma lesão grave em um tendão da mão direita, o que o impediu de tocar instrumentos. Foi quando decidiu se tornar maestro (devido à lesão, nunca regeu com a batuta).

Masur lutou com o exército alemão na II Guerra. Encerrado o conflito, voltou aos estudos, no conservatório de Leipzig. Dirigiu várias orquestras na Alemanha Oriental - em Berlim, Dresden e, sobretudo, Leipzig, onde dirigiu, por 26 anos, a reputada Gewandhaus. Não era membro do Partido Comunista, mas a reputação que construiu com impecáveis gravações das sinfonais de Beethoven lhe granjearam algumas regalias - entre elas, a de viajar para reger orquestras do bloco ocidental, inclusive nos Estados Unidos.

Em Leipzig, seu prestígio era tal que ele conseguiu debelar tensões em 1989, quando as manifestações pró-democracia corriam o risco de serem violentamente reprimidas.Em 1991, ele assumiu a direção da Filarmônica de Nova York, cujo prestígio andava em baixa, e, com pulso forte, revitalizou-a. Ficou efetivamente à frente da orquestra até 2002, e manteve o título de Diretor Emérito da Filarmônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário