sexta-feira, 9 de outubro de 2015

SAMBA LONDRINA COMEMORA 100 EDIÇÕES HOMENAGEANDO BEZERRA DA SILVA



Comemorar 16 anos de atividades e 100 edições divulgando o samba de qualidade em Londrina é coisa para quem é apaixonado e se esforça muito. Com esse sentimento de compensação pelo trabalho cultural realizado, o músico e produtor cultural Marquinhos do Pandeiro anuncia a comemoração de 100 edições do Samba Londrina, um dos mais tradicionais eventos de promoção do samba na cidade, que vem desde 1999.

A edição comemorativa acontece dia 11 de outubro, domingo, no Chaplin Music Bar, na Avenida Maringá, 1655 e tem como convidado especial o sambista carioca Ytallo Bezerra, filho do inesquecível Bezerra da Silva. Ytallo apresenta o show “Samba de Mallandro”, onde canta uma seleção de sambas do pai e sucessos de outros sambistas, como Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Roberto Ribeiro e Martinho da Vila. As atrações da noite começam a partir das 17:00 horas. Ytallo sobe ao palco as 21:00 horas.

Relembrar Bezerra da Silva na comemoração de 100 edições de encontros voltados a promoção do samba não é por acaso, argumenta Marquinhos do Pandeiro, lembrando que o homenageado também lutou e trabalhou muito para ser reconhecido. Pernambucano nascido em Recife, Bezerra aos 9 anos tocava zabumba e cantava coco. Aos 15 anos migrou clandestinamente para o Rio de Janeiro, viajando escondido em um navio e instalando-se no Morro do Cantagalo. Começou sua vida carioca trabalhando duro na construção civil como ajudante de pedreiro e como pintor.


Bezerra era um músico multi-instrumentista. Tocava pistão e outros instrumentos de percussão, mas foi cantando a vida no morro que se tornou conhecido. Para a antropóloga Letícia Vianna, autora do livro "Bezerra da Silva - Produto do morro, trajetória e obra de um sambista que não é santo", a obra de Bezerra é uma verdadeira sociologia dos morros, testemunha de que as comunidades não são passivas e têm seus próprios códigos de ética e modos de tratar os problemas. Bezerra da Silva, com suas letras e interpretações um tanto teatrais, tirou do anonimato as figuras sociais do malandro, do otário, do dedo-duro e colocou-as claramente nos sambas, com toda crueza e todo jogo vivido nas favelas.

“Para nós é muito importante oferecer aos londrinenses as principais referências da cultura que é o samba”, argumenta Marquinhos do Pandeiro, lembrando que as novas gerações precisam de oportunidade de conhecer os repertórios e as histórias que os grandes meios de comunicação estão deixando em segundo plano. “O Bezerra é muito atual, querido por quem gosta de samba, de rock e de rap, e o Ytallo vai fazer um show que resgata isso”, completa o produtor do Samba Londrina.

Com 41 anos, Ytallo Bezerra é o filho mais velho de Bezerra da Silva. Iniciou a carreira musical tocando com o pai e depois com outros nomes e grupos importantes da MPB, como Beth Carvalho, Caetano Veloso, Tony Garrido, Zezé Mota, Fernanda Abreu, Marcelo D2 e a Velha Guarda da Mangueira. Dedica-se, atualmente, a resgatar e a difundir a obra do pai. 

No show em Londrina, vai estar acompanhado da Banda Cocada Boa, formada por músicos locais.



SERVIÇO:

Show “Samba de Mallandro”, dia 11 de outubro. Atrações a partir das 17 horas, com os grupos londrinenses Mistura de Pele e Sem Bagunça.

Local: Chaplin Music Bar – Rua Maringá, 1655. 

Informações e reservas:
(43) 8444 8125 Loana
(43) 8433 5928 Mariana
(43) 9924 7294 Bruno

Posto de venda de ingressos: 

Rosa de Saron Celulares - Rua Mato Grosso, 181, ao lado do Camelódromo.

CONTATO PARA ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES:
Marquinhos do Pandeiro: (43) 9924-3081 ou 9914-0700

Assessoria de imprensa: Valdir Grandini (Dentinho): (43) 9620-1583

Nenhum comentário:

Postar um comentário