quinta-feira, 8 de outubro de 2015

NOBEL DE LITERATURA 2015 É CONCEDIDO A SVETLANA ALEXIEVIC

A Academia Sueca elegeu a bielo-russa Svetlana Alexievic vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2015.

 Svetlana é a 14ª mulher a ganhar o prêmio, que tem tido boa presença feminina nos últimos anos: a romena de origem germânica Herta Müller ganhou em 2009 e a a canadense Alice Munro, em 2013.

No Brasil, onde não há livros seus disponíveis, a escritora é praticamente uma desconhecida.


Seu livro mais conhecido é Voices from Chernobyl (Vozes de Chernobil, em tradução direta), escrito a partir de mais de 500 entrevistas com testemunhas da maior catástrofe nuclear da história, ocorrida em 1986 na Ucrânia, seu país natal.

Svetlana Alexievic nasceu em 31 de maio de 1948 na cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk, filha de pai bielo-russo e mãe ucraniana. Quando o pai completou o serviço militar, a família se mudou para Belarus, na Bielorrússia, onde ambos, pai e mãe, trabalharam como professores. Ao terminar os estudos, Svetlana também passou a lecionar, além de atuar como jornalista, atividade que exerce até hoje. A autora fez jornalismo na Universidade de Minks, de 1967 a 1972.

Diplomada, Svetlana passou a atuar em jornais da região. Em paralelo, juntava material para o seu primeiro livro, U vojny ne ženskoe lico (War's Unwomanly Face em inglês ou algo como O Rosto Nada Feminino da Guerra, em português), de 1985, mencionado pela secretária-permanente da Academia Sueca, Sara Danius, no anúncio desta quinta-feira. Segundo Sara, a obra, baseada em entrevistas com centenas de mulheres que participaram da Segunda Guerra Mundial, deixa o leitor cara a cara com cada personagem que retrata. Outro livro importante livro de Svetlana é Voices of Utopia (Vozes da Utopia, em tradução direta), em que a vida na antiga União Soviética é narrada do ponto de vista dos indivíduos que a compunham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário