domingo, 20 de setembro de 2015

PAPA FRANCISCO CELEBRA MISSA HISTÓRICA EM CUBA

O Papa Francisco celebrou neste domingo (20/09) uma missa diante de dezenas de milhares de cubanos na Praça da Revolução em Havana, o coração político de Cuba. O pontífice argentino não abordou diretamente a situação política na ilha nem as relações entre o país e os EUA, mas afirmou que os cubanos devem servir as pessoas, ajudar os mais desfavorecidos e evitar as dinâmicas da exclusão.

O ato contou com a presença do mandatário cubano, Raúl Castro, e da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que viajou a Cuba especialmente para se reunir com o pontífice. Na homilia, de pouco mais de 90 minutos, Francisco afirmou que o povo cubano tem "vocação de grandeza" e instou os cidadãos a demonstrá-la por meio do serviço aos mais frágeis da sociedade.

O pontífice defendeu a rejeição de qualquer ideologia no serviço dos demais e alertou para os perigos do poder e da ideologia quando os outros são excluídos. "O serviço nunca é ideológico, já que não serve a ideias, mas sim se serve às pessoas", afirmou, acrescentando que "todos estão convidados a tomar conta uns dos outros por amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário