segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Tava Miri guarani-mbyá recebe certificado de Patrimônio Cultural

    

 Tava Miri é considerada sagrada pelos índios da etnia guarani-mbyá (Foto: Daniele Pires)

Localizada no sítio histórico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, a Tava Miri São Miguel Arcanjo, lugar sagrado para o povo indígena guarani-mbyá, recebeu o certificado de Patrimônio Cultural Brasileiro.

A entrega do registro ocorreu nesse sábado (15), durante o encerramento do evento Brasil Indígena: história, saberes e ações, que reuniu cerca de 200 lideranças indígenas, ao longo de uma semana, com o objetivo de debater políticas culturais para esse público. A cerimônia teve a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do diretor do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), TT Catalão.


A proposta de registro da Tava Miri São Miguel Arcanjo como lugar de importância e referência cultural para o povo guarani foi apresentada pelos representantes das comunidades da etnia, com apoio da Superintendência do Iphan no Rio Grande do Sul. Ao realizar o pedido, ressaltaram que o parque havia sido tombado pelo Iphan desde 1938, mas que os valores que motivaram o tombamento não abarcavam toda a importância e complexidade que ele tem para esse povo indígena.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário