quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PARANÁ CRIATIVO: I ENCONTRO DE ECONOMIA CRIATIVA EM MARINGÁ

Nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, Maringá recebe criativos de toda a região para o I Encontro de Economia Criativa e para o lançamento oficial da Incubadora Paraná Criativo. A programação começa às 8h30 e segue até 17h, com palestras e bate-papos sobre Economia Criativa. Não é necessário inscrição e a entrada é franca.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, acredita no potencial econômico da Cultura para o desenvolvimento de cada parte do Estado, com suas características regionais particulares, e que o congraçamento proporcionado pelo encontro é uma oportunidade importante para os participantes. “Este encontro será fundamental para sensibilizar e mobilizar os profissionais e empreendedores dos setores criativos, além dos gestores públicos locais, para a capacidade de gerar riquezas a partir das potencialidades culturais e intelectuais de cada região. A Economia Criativa pode contribuir, e muito, com o desenvolvimento sustentável local”, explica.

Programação
Na parte da manhã, um bate-papo com representantes de entidades do setor criativo discute como a cidade de Maringá é vista neste cenário e quais as suas possibilidades. Em seguida, a especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável, Lala Deheinzelin, fala sobre como aproveitar as riquezas culturais e naturais e a capacidade empreendedora do Brasil na palestra “Cultura também é negócio”.

À tarde a programação começa com palestra da especialista em desenvolvimento territorial, Karina Zapata, que explica o que são e como se formam os territórios criativos. Em seguida, ocorre um bate-papo sobre o Paraná Criativo, para que os participantes possam conhecer as iniciativas, os objetivos e as próximas ações em Economia Criativa no Paraná.

A coordenadora da Incubadora Paraná Criativo, Luci Daros, explica que o encontro é um momento de confraternização do setor, mas também de mais aprendizado. “Nesta primeira etapa das atividades da Incubadora estamos realizando cursos e palestras que têm caráter bem prático para auxiliar os participantes em seus negócios. Já nos encontros queremos proporcionar algo a mais, com a fala de especialistas renomados e mesas redondas que apresentam casos de sucesso e discutem o tema”.

A programação completa do I Encontro de Economia Criativa pode ser acessada no site www.cultura.pr.gov.br.

Ciclo de Formação
A Incubadora está promovendo uma série de atividades formativas em 10 cidades do Estado, de agosto a outubro deste ano. Colombo e Londrina já receberam os cursos e palestras. Maringá completa hoje os três dias de atividades do ciclo. As próximas cidades são: Jacarezinho (26, 27 e 28/08), Guarapuava (01, 02 e 03/09), Pato Branco (10, 11 e 12/09), Curitiba (14, 15 e 16/09), Ponta Grossa (17, 18 e 19/09), Toledo (24, 26 e 26/09) e Telêmaco Borba (28, 29 e 30/09).

Incubadora
A Incubadora Paraná Criativo é um programa de promoção ao desenvolvimento sustentável a partir da Economia Criativa. Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) e o Ministério da Cultura (MinC), tem o apoio do Sistema Fecomércio/SESC-PR, SESI Cifal Curitiba e prefeituras.

Serviço
I Encontro de Economia Criativa e Lançamento Oficial da Incubadora Paraná Criativo
Data: 21/08 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório Hélio Moreira (complexo do Paço Municipal). Av. Quinze de Novembro, 701, Zona 01 – Centro. Maringá – PR.
Entrada Franca


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
(41) 3321 4722 | 3321 4729
imprensa@seec.pr.gov.br
www.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário