sexta-feira, 31 de julho de 2015

NOTA DA SEEC PR: MORTE DA ARTISTA ANNA MARIAH COMODOS

anna mariah comodosÉ com muito pesar que informamos o falecimento da artista paranaense Anna Mariah Comodos, ocorrido hoje (29/07) .O acervo do Museu Oscar Niemeyer conta com três obras dela. Outros espaços também têm trabalhos dela em coleções, como a do Museu de Arte Contemporânea de Ôbidos (Portugal) e Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Em fevereiro de 2012 ela foi homenageada no nosso projeto "Artista do Acervo" e ministrou oficinas de colagens.

Outros espaços também têm trabalhos dela em coleções, como a do Museu de Arte Contemporânea de Ôbidos (Portugal) e Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Em fevereiro de 2012 ela foi homenageada no nosso projeto "Artista do Acervo" e ministrou oficinas de colagens.

Anna Maria Prince Comodo nasceu em Curitiba (PR), em 1931. Formou-se na primeira turma da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em 1951. Logo após se formar, Anna casou-se e mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ). Apenas na década de 1980, quando retornou a Curitiba, ela voltou a dedicar-se à arte, reciclando seus conhecimentos e descobrindo novas técnicas, como a colagem. Em 1991, Anna Mariah Comodos foi a artista convidada da 3ª Bienal Internacional de Óbidos (Portugal), já no ano seguinte foi premiada no 49° Salão Paranaense.

A artista também realizou em Curitiba oficinas de arte no Museu Metropolitano de Arte e, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em diversas cidades do Paraná. Em 2007 ela lançou um livro sobre sua trajetória artística, intitulado “Anna Mariah Comodos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário