sexta-feira, 24 de julho de 2015

GRATUITO: CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


Este curso caracteriza-se como um “Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC)”.

Esta é uma nomenclatura nova, mesmo para quem atua na Educação a Distância. O objetivo é garantir que um maior número de pessoas tenham acesso ao conhecimento sistematizado. Daí ser aberto, ou seja, qualquer pessoa interessada na área pode realizar o curso, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelos organizadores.

No caso deste, o critério é a manifestação de interesse. Ou seja, os interessados em participar do curso devem encaminhar um email para curso@educacaopatrimonial.com.br. Colocar no título do email: Interesse em Participar do Curso de Educação Patrimonial. Repetir o mesmo no corpo do texto, com seu nome completo, cidade de origem e formação.

Após, é só acessar as aulas por este BLOG. Os alunos serão automaticamente registrados no grupo patrimoniocultural@googlegroups.com, podendo assim iniciar discussões pertinentes ao tema Patrimônio Cultural. Por este grupo serão também encaminhadas informações sobre o curso.

Um MOOC é aberto, caracterizando-se como curso livre, ou seja, não garante grau de formação e não é verificado por órgãos oficiais, como secretarias de estado de educação ou Ministério da Educação. Como consequência, não necessariamente emite certificação. Pode, porém, ser utilizado para créditos em cursos superiores, como é o caso dos cursos disponibilizados pelo site VEDUCA: http://www.veduca.com.br/ . No Educação Patrimonial, os alunos que o finalizarem, e desejarem, receberão um certificado de conclusão emitido pelo Instituto de Desenvolvimento Social, Pesquisa e Ensino - INDESPE, proponente do projeto ao Programa Municipal de Incentivo a Cultura de Londrina - PR (PROMIC), que deu origem a este curso.

Este tipo de curso é ofertado via web, podendo ser utilizado ferramentas diversas, como Ambientes Virtuais de Aprendizagem, BLOGS ou mesmo Redes Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário