domingo, 12 de abril de 2015

BIOGRAFIA: GAROTO 100 ANOS



Anibal Augusto Sardinha, o Garoto, nascido na capital paulista e filho de imigrantes
portugueses, vinha de uma família de músicos. Seu pai tocava guitarra portuguesa e
violão, o irmão Batista tocava banjo e vários outros instrumentos além de possuir
seu próprio conjunto, assim como o irmão Inocêncio, que era cantor e violonista.
 
 Contanto apenas 11 anos de idade Sardinha apareceu no cenário musical, tocando banjo
e violão no Regional Irmãos Armani. Um ano depois, conhecido então como o Moleque do
Banjo, integraria o Conjunto dos Sócios de seu irmão Inocêncio.
 
 Em 1929, durante uma grande exposição no palácio das Indústrias, Garoto tem a
oportunidade de tocar ao lado de grandes músicos como Canhoto, Zézinho e Mota em
programas da General Motors.
 
 Em 1930 une-se ao violonista Montezano, também conhecido como Serelepe e grava na
Parlophon (cujo diretor artístico era o maestro Francisco Mignone), os maxixes
"Bichinho de Queijo" e "Driblando" (para duo de banjo e violão), ambos de sua
autoria.
 
 Forma duo com José Alves da Silva (Aymoré), com quem passa a realizar serenatas
todas as noites no bairro da Luz, e nesse mesmo ano viaja com o grupo Chorões
Sertanejos pelo interior do estado.
 
 Atuou em diversas emissoras de rádio. Em 1931 na Rádio Educadora Paulista, por onde
ingressou através de um concurso de Música Brasileira promovida pela rádio e pelo
jornal "A Gazeta" com a participação de Canhoto e Paraguassú. Em 1934 na rádio
Cósmos, onde trabalhou com Aymoré, Attílio Grani e Hudson Gaia (Petit), deixando
então o nome de Moleque do Banjo que usava desde os 11 anos, passando a adotar o de
Garoto. Na mesma ocasião, com Petit e Aymoré, apresentou-se no Salão Nobre do
Edifício Martinelli.
 
 Junto com Aymnoré participa da nova embaixada de artistas de rádio de São Paulo onde,
em julho de 1935, participa do Pavilhão de Festas da exposição Rodoferroviária do
Paraná.
 
 Durante os intervalos das excursões, a dupla Garoto e Aymoré participa do filme
musical "Fazendo Fitas", sátira aos primeiros filmes sonoros brasileiros dirigido
por Vittorio Capellaro.
 
 Em 1936, ainda com Aymoré, Garoto toca no Rio de Janeiro, na Rádio Mayrink Veiga, e
no ano seguinte integra o conjunto regional da Rádio Cruzeiro do Sul.
Já no início da década de 40 vai para a Rádio Nacional onde desfruta de um maior
contato com os profissionais da época, e passa a atuar nessa fase áurea do rádio com
Carolina Cardoso de Menezes com quem gravaria o disco Garoto e Carolina, em 1942,
pelo selo Victor.

Participou da Orquestra da Emissora (regida por Radames Gnattali), formou dupla com
José Menezes com quem se apresentou em programas da emissora em 1947, e constituiu
um trio com Fafá Lemos (violinista) e Chiquinho do Acordeon, apresentando-se com o
grupo no programa Música em Surdina, da Nacional, o que propiciou ao grupo a gravação
de dois LPs pela Musidisc.
 
 Garoto também se apresentou (em 1935) em cassinos, como o Cassino Rodoviário do Paraná
e o Cassino Farroupilha de Porto Alegre. De lá rumou para a Argentina, juntamente com 
Aymoré, onde ambos acompanhavam Carlos Gardel em algums de suas apresentações.
Ainda com a dupla Garoto e Aymoré gravou, em 1936, pela Columbia, dois discos de sua
autoria que traziam o choro "Dolente", as valsas "Moreninha" e "Sobre o Mar", e o
choro "Quinze de Julho", em parceria.
 
 Com Laurindo de Almeida, Garoto formou novo duo em 1939. Nesse mesmo ano partiu para
os Estados Unidos a convite de Carmem Miranda, tocando em conjunto com o regional
Bando da Lua e também dando concertos solos. Retornando ao Brasil, forma o conjunto
Garoto e Seus Garotos.
 
 Em 1953 tocou o Concerto nº 2 para violão e orquestra de Radamés Gnatalli, obra
composta especialmente para ele, apresentando-se no Teatro Municipal do Rio de
Janeiro em concerto regido por Eleazar de Carvalho.
 
 Ao longo de sua carreira estudou música com João Sepe, Radamés Gnattali e Attílio
Bernardini, e este último diria, anos mais tarde, que seu aluno mais famoso era
rebelde, sava o polegar como palheta, mas transbordava talento e criação própria.
Alcançou grande êxito como compositor e instrumentista, inovando e influenciando
seus contemporâneos no campo da harmonia instrumental e firmando-se como um dos 
precursores da Bossa Nova.

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