sexta-feira, 27 de março de 2015

NOBEL DE LITERATURA: SUECO TOMAS TRANSTRÖMER MORRE AOS 83 ANOS

O poeta sueco Tomas Tranströmer,  (Foto: AFP) 

O poeta sueco Tomas Tranströmer, ganhador do Nobel de Literatura em 2011, morreu nesta quinta-feira (26), aos 83 anos, informa a editora sueca Bonnier. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Nascido em 1931, Tranströmer cresceu sozinho com sua mãe, uma professora, depois que ela se divorciou de seu pai, um jornalista. Ele começou a escrever poemas ainda na escola e teve seu primeiro livro publicado aos 23 anos.

Transtörmer se formou em psicologia na Universidade de Estocolmo e, ao longo de sua carreira, se dividiu entre a profissão de terapeuta e a de escritor. Trabalhou como psicólogo em prisões, centros de detenção juvenil e com viciados. Ele vivia com sua esposa, Monica, em Estocolmo.

Um dos poetas mais importantes da Suécia, Tanströmer sua primeira obra, "17 dikter" ("17 poemas"), em 1954.

Sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas. Entre os títulos mais importantes, estão "Windows and stones", de 1966, que trata de temas de suas muitas viagens, e "Baltics", de 1974.

Antes do Nobel, Tanströmer já havia sido premiado com o Aftonbladets Literary Prize for Literature, o Oevralids Prize, entre outros.

O poeta e músico Aldo Moraes tem um poema inédito inspirado em Transtromer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário