quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TOMIE OHTAKE MORRE EM SP AOS 101 ANOS

  

Morreu em São Paulo, nesta quinta-feira (12), a artista plástica Tomie Ohtake, aos 101 anos. Ela estava internada no Hospital Sírio Libanês. Seu corpo será velado no Instituto Tomie Ohtake, centro cultural que fica na zona oeste da capital paulista, nesta sexta-feira (13), das 8h às 14h.

Tomie Ohtake foi internada no Hospital Sírio Libanês após se sentir mal na noite de terça-feira, dia 10, segundo informações de seu filho Ricardo Ohtake. A causa seria uma pneumonia, ainda de acordo com Ricardo, diretor do instituto que leva o nome de sua mãe, que completou 101 anos em novembro passado. Tomie Ohtake é um dos maiores nomes da pintura brasileira e continua ativa.

Ela começou sua carreira em 1952, após formar os dois filhos, Ricardo e o arquiteto Ruy Ohtake, tendo suas primeiras aulas de pintura com o professor Keisuke Sugano. Um ano depois ingressou no grupo Seibi, mas deixou a linguagem figurativa nos anos 1960, expondo regularmente desde então. Além de pintora ela também é gravadora e escultora, sendo autora da obra instalada na avenida 23 de Maio, entre outras esculturas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário