sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CULTURA: LONDRINA FAZ SEMINÁRIO SOBRE O PROFICE


A Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do programa de formação continuada - Promfac e parcerias com ACIL e Sercomtel, promovem no dia 29 de janeiro o  seminário  O  PROFICE E AS PERSPECTIVAS CULTURAIS NO PARANÁ.  O objetivo deste seminário será apresentar especificidades relativas ao novo edital do Programa Estadual de Incentivo e Fomento à Cultura (PROFICE) e refletir sobre a cultura no Paraná.

 

O evento abordará questões como:  Quais as possibilidades que nascem com o Profice? O que os artistas e produtores culturais podem fazer para que exista uma politica cultural no Paraná como um todo? O que cabe ao governo estadual? O que cabe aos gestores culturais municipais? Refletir sobre novas perspectivas é fundamental para quem quer desenvolver projetos e ampliar o acesso da população à cultura e às linguagens artísticas.

O PROFICE tem o propósito de viabilizar o acesso dos agentes culturais domiciliados ou estabelecidos no Estado do Paraná, há no mínimo dois anos, a recursos por meio da seleção de projetos culturais nas áreas de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; e Teatro. A reflexão sobre o tema no seminário é uma oportunidade de fortalecer e potencializar a prática da cultura na região de Londrina.

Foram convidados para ministrar as palestras, Ana Maria Hzladzuk, Coordenadora de Incentivo à Cultura (SEEC-PR) e Valdir Grandini Alvares, produtor cultural.

 

Valdir Grandini Alvares (Dentinho) é jornalista, poeta e pesquisador. Trabalhou como gestor em Londrina de 2001 a 2008, na criação do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic. Coordenou o Programa Rede Cidadania, entre 2004 e 2008, período em que o Programa foi um dos ganhadores do Prêmio Cultura Viva. Em Ourinhos-SP, foi Diretor de Programas e Projetos da Secretaria de Cultura, de 2009 a 2012, atuando na implantação do Programa VivOurinhos de Gestão Cultural. Atualmente é fundador e trabalha na Associação Luminares – Cultura e Cidades com planejamento e elaboração de projetos e consultoria cultural.

 

Ana Maria Hzladzuk é graduada em Filosofia e Pós-graduada em Antropologia Social e Administração Pública.  Trabalhou na Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba coordenando vários espaços e projetos de pesquisa na área cultural. Foi Diretora Administrativa e Financeira da Fundação Cultural de Curitiba, no período de 2005 a 2006. Em maio de 2006, assumiu a Diretoria de Incentivo à Cultura, responsável pelo gerenciamento do PAIC – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. Desde 2013 é responsável pela Coordenadoria de Incentivo à Cultura (CIC) da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC/PR)

 

Público

O seminário será destinado aos agentes, produtores culturais, servidores e interessados na área cultural de Londrina e Municípios da região. O evento acontecerá no Teatro Zaqueu de Melo, av: Rio de Janeiro, n. 413, região central de Londrina. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em apresentar projetos para captar recursos na área cultural. A inscrição poderá ser feita na Secretaria Municipal de Cultura de Londrina pelo telefone (43)3339-4790.

Nenhum comentário:

Postar um comentário