terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PRÊMIO RAÇA NEGRA DESTACA BRASILEIROS E MANDELA

Afrobras e Zumbi dos Palmares se superam nesta edição do “Oscar” da Comunidade Negra e trazem a viúva de Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul. Com a presença da ativista Graça Machel, o 12º Troféu Raça Negra encerrou na noite de 24 de novembro com uma festa de gala na Sala São Paulo, as comemorações da Semana da Consciência Negra, que foram realizadas pela Universidade Zumbi dos Palmares, a ONG Afrobras e relevantes parceiros. Nesta edição, o troféu prestou homenagem in memorian a Nelson Mandela (1918-2013), Prêmio Nobel da Paz e pai da moderna África do Sul. E para representá-lo, o Troféu Raça Negra trouxe a sua viúva, Graça Machel, uma das 100 personalidades mais influentes do mundo segundo a revista TIMES.
  • IMG_2112

  • IMG_2118

  • IMG_2140

  • IMG_2152

  • IMG_2154

  • IMG_2175
  • Graça Machel, além de receber o Troféu Raça Negra, também recebeu das mãos de alunos da Zumbi dos Palmares, a Bandeira da Instituição, assinada pela maioria do corpo discente, ao que ela agradeceu e afirmou que guardará com muito carinho.

    Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi quem entregou a estatueta para ela. “É uma grande honra entregar esse troféu a Graça Machel, representando Nelson Mandela, que dedicou toda uma vida em prol da igualdade. Pessoas como ele, a gente não agradece pelo que fez, mas sim porque existiu em prol da humanidade”, destacou.

    Reconhecendo ao mesmo tempo estar feliz com a cerimônia de homenagem, Graça não escondeu a tristeza pela ausência do esposo. “É muito cedo para aceitar que ele partiu para sempre. Por isso, vê-lo em movimento (referiu-se às imagens projetadas no telão no palco), sorrir, falar para as multidões como sempre fez, tornou-se um momento frágil para mim”, disse Graça, destacando trechos do trabalho desenvolvido por Mandela ao logo da vida.

    Na oportunidade, leu uma frase que sintetiza o compromisso do líder: “Lutei contra a dominação branca e a dominação negra. Espero viver e ver realizado meu ideal. Se necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”. A ex-primeira dama também ressaltou a luta de Zumbi dos Palmares, de modo que sirva de exemplo para que os brasileiros se esforcem para conquistar a igualdade. “Quero que os negros deste País, por direito próprio e não por favor, possam ocupar a centralidade das instituições. É nosso dever honrar o legado de Zumbi e Mandela. Prometemos que essa sociedade veja a discriminação como história, da mesma forma que a escravidão já é história.”

    A entrega das estatuetas contou com a presença de diversas autoridades e personalidades do Brasil e do exterior, como a senhora Naomi King, parente de Martin Luther King Jr., um dos maiores ativistas dos Direitors Civis dos Estados Unidos, já homenageado no Troféu Raça Negra, Meldon Hollis, representante da Casa Branca para a Educação, o Ministo da Educação, Henrique Paim, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o presidente da Febraban, Murilo Portugal, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho e artistas como Lica Oliveira, Toni Tornado, Erika Januza, Lincoln Tornado, Dexter, entre outros.

    O evento contou com apresentação da companhia de dança da África do Sul, Swilombe Choir, além de apresentações musicais de Altay Veloso, Martinho da Vila e sua filha Maíra Freitas e do Coral da Universidade Zumbi dos Palmares, que é patrocinado pelo Bradesco.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário