sábado, 6 de dezembro de 2014

FERREIRA GULLAR TOMA POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Ferreira Gullar toma posse na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (5). O mais novo 'imortal' vai ocupar a Cadeira 37, que pertencia ao poeta e tradutor Ivan Junqueira, morto em julho deste ano. (Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)

O poeta maranhense Ferreira Gullar, de 84 anos, tomou posse na noite desta sexta-feira (5) como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele passou a ocupar a Cadeira 37, que pertencia ao poeta e tradutor Ivan Junqueira, morto em julho deste ano.

O salão Petit Trianon da ABL ficou lotado para a posse do novo imortal. Entre os presentes estavam Cecília Costa Junqueira, viúva de Ivan Junqueira, Claúdia Ahimsa e Luciana Aragão Ferreira Gullar, esposa e filha do poeta.

Em seu discurso de posse, Gullar reverenciou a memória de seus antecessores na cadeira 37. Em tom muito emotivo, enalteceu principalmente o amigo Ivan Junqueira "a quem tenho a dor e a honra de substituir nesta cadeira", disse.

Ferreira Gullar, um dos mais aclamados autores brasileiros vivos, é o pseudônimo José Ribamar Ferreira. Ele nasceu em São Luís, no Maranhão, em 10 de setembro de 1930. Publicou seu primeiro livro, "Um pouco acima do chão", aos 19 anos de idade. Dentre suas principais obras, estão "A luta corporal" (1954), "Dentro da noite veloz" (1975), "Poema sujo" (1976) e "Na vertigem do dia" (1980).

Seu mais recente é "Em alguma parte alguma", que ganhou o prêmio Jabuti de livro do ano em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário