terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CINEMA PERDE ATRIZ LUISE RAINER

A atriz Luise Rainer, primeira a vencer dois Oscar consecutivos, faleceu aos 104 anos, segundo veículos de imprensa da Alemanha e do Reino Unido.

Alemã de origem, Luise Rainer tinha nacionalidade americana e morava e Londres. Nascida em Düsseldorf, Rainer se tornou uma lenda nos anos 1930 ao ser a primeira a conquistar duas vezes seguidas a estatueta mais cobiçada do cinema, em 1936 e 1937, com 'Ziegfeld - O criador de estrelas' e 'Terra dos Deuses'. Ao todo, apenas cinco atores ou atrizes conseguiram o feito na história.

Rainer foi uma estrela durante os anos 30, mas sua última grande participação em um filme ocorreu em 1943. Depois, se afastou das telonas e, por muito tempo, só fez aparições pontuais em séries de televisão. Segundo ela, ganhar o Oscar foi o pior que poderia ter acontecido.
 A atriz Luise Rainer em foto de março de 2003; atriz morreu aos 104 anos (Foto: Reuters)
Muitos anos depois, a atriz voltou temporariamente ao cinema para participar de uma adaptação do livro 'O jogador', de Fiodor Dostoievski, que estreou em 1997.

Rainer começou a carreira como atriz de teatro em Düsseldorf e depois se transferiu para Viena, na Áustria, em 1931, onde foi dirigida pelo lendário Max Reinhardt. Na década de 30, fez seus primeiros papéis cinematográficos em filmes alemães para depois ser contratada por Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário