sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Três filmes brasileiros são finalistas ao Oscar 2015


Os documentários "Helena", de Petra Costa, e "This is Not a Ball", do artista plástico Vik Muniz; além do curta- metragem "O Caminhão do Meu Pai", de Maurício Ozaki, foram pré-selecionados a concorrer ao prêmio, em diferentes categorias.
"O Caminhão do Meu Pai" é a primeira coprodução entre Brasil e Vietnã e conta com uma equipe técnica brasileira e elenco vietnamita. O curta foi exibido na Mostra Generation, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, 2013. Filmado em Hanói, o filme conta a história de Mai Vy, uma menininha vietnamita que tem de passar o dia com o pai, um caminhoneiro que transporta agricultores pelos campos de arroz do país. Tudo vai bem até que ela descobre uma segunda atividade de seu pai.
 
Helena, de Petra Costa, documentário está na pré-seleção para o Oscar 2015. (Foto de divulgação)
O documentário "Elena", de 2012, conta a busca da diretora Petra, em direção a sua irmã, Elena, a partir da leitura de seu diário. Filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas são as únicas pistas de Petra Costa. A jornada é costurada pelas emoções e impressões das personagens.
O documentário de Vik Muniz foi produzido para a TV americana. O artista plástico construiu uma imensa obra de arte com 20 mil bolas de futebol no estádio Azteca, no México, e depois em um campo na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro.
O resultado dos filmes indicados será divulgado no dia 15 de janeiro de 2015, em Los Angeles. A festa do Oscar está marcada para 22 de fevereiro no Teatro Dolby, de Hollywood, Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário