sexta-feira, 28 de novembro de 2014

HUMOR PERDE ROBERTO BOLAÑOS, O CHAVES

O personagem Chaves é um dos mais conhecidos da América Latina (Crédito: Divulgação)
   
 
O ator mexicano Roberto Gómez Bolaños, que criou dos seriados Chaves e Chapolin, morreu nesta sexta-feira (28/11), aos 85 anos de idade, na cidade de Cancún. A informação foi confirmada pela rede de TV Televisa, na qual os programas do humorista eram produzidos e transmitidos.

Ele morava em Cancún, com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que faz o papel da Dona Florinda no programa "Chaves".

O talentoso e prolífico comediante recebeu o apelido de "Chespirito" de um diretor de cinema, que é o diminutivo da pronúncia em espanhol de Shakespeare e o batizou assim por sua abundante produção de roteiros e sua estatura baixa.

Mais de quatro décadas depois de ter estreado, os programas de Chespirito continuam em exibição em toda a América Latina, algo raro na televisão.

O apelido de Chespirito foi dado pelo diretor Agustín Delgado, primeiro a rodar um roteiro escrito por ele. O cineasta considerava Bolaños "um pequeno Shakespeare", que fazia historias semelhantes às do escritor inglês. Em 1968, passou a escrever o programa "Los Supergenios de La Mesa Cuadrada", onde estreou como ator na televisão.

Em 1970, ganhou um programa próprio, batizado com seu apelido. No mesmo ano, o personagem Chapolin Colorado estreou na atração.

No ano seguinte, "Chaves" foi ao ar pela primeira vez. Após o fim de "Chesperito", em 1973, Chaves e Chapolin ganharam programas independentes, que duraram até 1979. "Chesperito" voltou a ser exibido em 1980, mantendo-se na grade por 15 anos.

Em 1984, o SBT passou a exibir "Chapolin" e "Chaves". Este último passou a ser uma espécie de "levanta audiência" na emissora de Silvio Santos. A série foi retirada da programação algumas vezes, mas hoje é exibida de segunda a sexta-feira.

Bolaños foi casado com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos, entre 1958 e 1977, ano em que assumiu o relacionamento com a atriz e escritora Florinda Meza, a dona Florinda de "Chaves". Eles oficializaram a união em 2004. Há alguns anos, eles vivem em Cancún, em uma casa próximo à Lagoa de Nichupté. O local fica livre do assédio da imprensa mexicana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário